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| August 21, 2017

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Técnicas e Treinamentos

  • O Muaythai tem terminologias próprias oriundas do Muay Boran. Porém estas terminologias podem variar de professor para professor, de campo para campo, de região para região. Lembrando que a pronuncia das terminologias em tailandês, para passar para a linguagem ocidental, vai depender de como se pronuncia estas palavras e como pode ser escrita para que a pessoa ocidental possa pronunciá-las corretamente.

    Assim como acontece com as outras artes como o Karate, que tem a linguagem em japonês, assim como o Taekwondo em coreano, o Muaythai tem o mesmo problema.

    Você escrever de modo tailandes é um coisa e você passar para a escrita ocidental é não é uma tarefa das mais fáceis.

    Por exemplo: Chute Frontal empurrando é chamado de Teep, muito pronunciam Teeb, Tip, Tiip, enfim você achará várias denominações para um mesmo golpe. Na maioria dos Campos tailandeses e boa parte deles, eles falam o nome do golpe simplificados, ou seja, um chute frontal empurrando: TEEP, pela terminologia tradicional o correto é TEEP TRONG.

    Enfim, o importante é tentar falar em tailandês os nomes dos golpes, assim ampliando os conhecimentos técnicos desta fabulosa arte marcial.

    POSTURA DE COMBATE – JOD MUAY

     jod

    A palavra JOD MUAY referem-se à ação que um Nak Muay realiza sua postura para estar pronto para lutar e ou defender-se. A postura do Muaythai postura geralmente é um pouco diferente do boxe ocidental. Como no Muaythai tem mais armas do que o boxe ocidental, onde geralmente usam apenas os punhos. Devido a esta razão a postura do Muaythai requer todas as armas , incluindo os punhos , cotovelos, joelhos , canelas, para estarem pronto para a ação. Existem formas corretas da postura de Muaythai e você tem que praticar e seguir a forma correta. No entanto, o atleta pode ajustar e adotar seu próprio estilo baseado na prática formal para tornar-se mais confortável.

    jod2Geralmente, a forma correta da postura do Muaythai é sobre posicionamento das mãos, braços, queixo e os pés.

    Esta abordagem fundamental deve estar posicionado de forma correta, a posição ao mesmo tempo tem que ser rígido e flexível.

    A forma básica da postura do Muaythai:

    Cabeça: abaixe sua cabeça um pouco para proteger o seu queixo.

    Olhos: sempre olhando seu adversário e se concentrar em um ponto, para avaliar os movimentos do oponente.

    Braços: Ambos os braços devem estar posicionado lateralmente ao copo para proteger as costelas e abdômen.

    Corpo: Contrair o abdômen flexionando ligeiramente o tronco e manter os olhos e foco no adversário.

    Mão/ Punhos: Ambos os braços devem estar posicionado ao nível das sobrancelhas, para proteger o seu rosto. Se você é destro, deve colocar a braço esquerdo mais a frente do direito, e se for canhoto o contrário. Os punhos geralmente em paralelo ou com os punhos voltados para fora. Uma mescla também pode ser trabalhado, dependendo de cada atleta adaptar-se a esta guarda tailandesa.

    Pés: Da mesma forma que o posicionamento dos punhos, a perna também é de igual forma. Se o atleta é destro, deve colocar o pé esquerdo à frente e o pé direito atrás e vice versa.

    A postura dos pés deve estar confortada, nem muito distante e nem muito próximo um pé do outro. O pé da perna da frente deve estar voltado à frente, e o pé de trás deve estar posicionado no máximo até 45° Graus. Muitos treinadores exigem que o pé de trás fique voltado também para frente e não até 45° Graus.

    O calcanhar da perna de trás deve estar com o calcanhar um pouco elevado do chão, pois quando levar um chute do adversário poder bloquear adequadamente e o peso do corpo conseguir ser suportado no calcanhar. Assim o golpe aplicado pelo adversário, não contará ponto a seu favor, pois um golpe foi bloqueado corretamente.

    Um golpe é efetivado, quando é executado perfeitamente e acerta-se o alvo, ou quando ele é executado corretamente, seu adversário fez a defesa mas não consegue manter o centro de gravidade de seu corpo, ou seja houve um deslocamento do seu corpo.

    Quando executar um chute, elevar o pé de apoio, dando mais amplitude do movimento e impulsão ao golpe aplicado.

     

    A POSIÇÃO DA GUARDA – TAH KUNG

     

    jod2Mão/ Punhos: Ambos os braços devem estar posicionado ao nível das sobrancelhas, para proteger o seu rosto. Se você é destro, deve colocar a braço esquerdo mais a frente do direito, e se for canhoto o contrário. Os punhos geralmente em paralelo ou com os punhos voltados para fora. Uma mescla também pode ser trabalhado, dependendo de cada atleta adaptar-se a esta guarda tailandesa.

     A posição das mãos chama-se TAH KUNG, ou seja, ambos os braços elevados no mínimo na altura do queixo. O braço esquerdo deve estar mais a frente do direito. A mão em pronação (punhos voltados para fora).

     A posição dos pés chama-se TAH YANG, ou seja, o pé esquerdo a frente e o pé direito atrás. O calcanhar direito elevado. O pé de trás não deve ultrapassar os 45° graus de abertura. Alguns professores exigem que o pé de trás, esteja voltado para frente e não em 45° graus, no máximo em 10° graus. Isso são características de cada treinador ou Mestre.

     

    DESLOCAMENTO / TRABALHO DAS PERNAS / CAMINHAR NA POSTURA

     

    O Muaythai tem uma característica própria de caminhar e se deslocar. A princípio o peso do corpo deve ser distribuído em ambos as pernas e pé. Num ritmo cadenciado deve-se deslocar o centro de gravidade para frente e para trás. Assim como o seu corpo também acompanha este ritmo, dando cadencia ao trabalho de guarda (Tah Kum), braços, pescoço e cabeça.

    A prática correta deste deslocamento e cadenciamento da postura, com o tempo torna-se natural e esta é a base para futuros deslocamentos e projeções de golpes de ataque, defesa e contra ataque.

    Esta base é primordial para assimilação do Muaythai e a partir desta compreensão começará a desenvolver os demais golpes de braços, pernas, cotovelos e joelhos, assim defesas com a canela. Tudo isso dependerá do deslocamento do centro de gravidade.

    Esta base também compreenderá o sistema de marcação de pontos durante uma luta, onde o golpe tem que ter a correta técnica e postura no início, meio e final de golpe.

     

    TOUW NAN Movimentação para frente – avançando com a mesma perna
    TOUW TAN Movimentação para trás – recuando com a mesma perna
    TOUW SAI Movimentação para o lado esquerdo
    TOUW KWA Movimentação para o lado direito
    TAH YANG SALAB TOUW NAN Movimentação para frente e trocando de base
    TAH YANG SALAB TOUW TAN Movimentação para trás e trocando de base
    TAH YANG PAI KWA Movimentação elevando o joelho direito
    TAH TANG PAI SAI Movimentação elevando o joelho esquerdo
    YAN SAN KHUN Movimentação em 03 movimentos (Ram Muay)

     

  • TÉCNICAS DE CHUTES – TEH – TEEP

    Umas das principais armas do Muay Thai são os seus poderosos jogos de pernas. Os pontapés exigem a movimentação quadril e tronco para colocar mais força e firmeza nos golpes. Estes tipos de golpes do Muay Thai são característicos e diferentes de outras artes marciais.

    É correto considerar que grande parte de outros estilos, basearam-se em algumas das técnicas do Muay Thai. Existem vários tipos de chutes que são utilizados neste estilo de luta.

    Tal como nos socos, antes da adoção das regras internacionais de boxe no Muay Thai, existiam outros tipos de chutes, os quais podem ser verificados nas raízes desta arte, como é exemplo o Muay Boran. Após a adoção das regras internacionais, o Muay Thai aprimorou as técnicas e por conseguinte os golpes de pernas. O chute circular usa um movimento rotatório do corpo inteiro. Os lutadores de Muay Thai são treinados para bater sempre com o osso medial e maior abaixo do joelho, a tíbia, uma vez que esta é a parte mais dolorosa com que se pode infligir um golpe com o referente membro inferior. O pé contém inúmeros ossos finos sendo por isso muito mais propenso a lesões. Um lutador pode se ferir quando usa somente o pé como área de impacto. Para isso, os atletas de Muay Thai condicionam cuidadosamente as suas tíbias em treinos no saco pesado e em sparring, melhorando assim a resistência e força das áreas de impacto, fundamentais para o combate. O treino de calejamento consiste em praticar o golpe no saco de pancada e nas manoplas diariamente, assim como sacos um pouco mais duros.

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  • JOELHADAS – KHAO

    A articulação óssea formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da  tíbia (e pela patela (rótula)) consiste numa arma ofensiva de grande importância no Muaythai. As técnicas de joelhos são parte essencial desta arte tailandesa. O joelho é uma das armas mais letais deste estilo de luta. A sua eficiência compara-se com a do cotovelo quando o atleta o utiliza devidamente. Este tipo de golpes possue uma maior eficácia quando é empregada a curta distância, contudo, não é incomum os atletas, quando em combate, utilizarem de joelhadas a média e longa distância, usando para isso deslocamentos rápidos e/ou saltos como forma de alcançar o alvo. Não obstante, é no clinchee que o uso de joelhadas se torna mais frequente, sendo que o oponente uma vez preso, geralmente com as mãos na altura do pescoço, é golpeado sequencialmente com esta técnica de ataque. Os joelhos podem ser utilizados de diversas formas, para atacar diferentes partes do corpo. O mais comum são os ataques direcionados às coxas, ao tórax e a cabeça, tendo como objetivo nocautear o adversário.

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    TÉCNICAS DE BRAÇOS – MHAD

     

    Este é um dos temas mais polêmicos do Muay Thai. Existem pequenos pormenores que ditam diferenças nos socos do Muaythai em relação a outras artes marciais. A flexão dos braços emprega a pronação dos antebraços, ou seja, a rotação medial dos mesmos. Isto vai interferir na forma de golpear, pois no Boxe assim como no Kickboxing, é feita a supinação do antebraço, seja pois a rotação lateral deste a partir da posição pronada de modo a que a palma da mão esteja voltada anteriormente. O método de treino dos Socos é também uma diferença que se vai pronunciar igualmente no modo de desferi-los e aplicá-los em luta. Para um leigo, torna-se imperceptível a distinta técnica utilizada no Muaythai, contudo para alguém conhecedor desta arte torna-se fácil distinguir a forma como são desferidos os golpes. São pequenos detalhes que na maioria das vezes são imperceptíveis.

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  • COTOVELADAS – SOK

     

    As técnicas de cotovelos utilizadas no Muay Thai são um elemento importante no que caracteriza esta arte marcial. Consideradas enquanto armas de significante perigo, os cotovelos podem causar graves lesões. Nenhuma outra técnica do Muaythai se compara ao cotovelo devido à sua grande capacidade de contusão. A utilização dos cotovelos nesta arte tailandesa, caracteriza diferentemente o Muaythai de todas as demais artes marciais. Estas armas possuem grande eficácia mesmo quando utilizadas a curtas distâncias, possuindo também larga flexibilidade de angulação podendo ser utilizado em diversas direções assim como com métodos variados.

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    BLOQUEIOS – PONGKAN

     Kward Marn – Defesa com antebraço

    Tad Mala – Defesa de socos com o antebraço ou com os cotovelos (cruzados)

    Tad Mala Kwai – Defesa com os cotovelos com a palma da mão na outra orelha.

    Pra Ram Nao Sorn – Defesa Ascendente.

    Bhã Sun – Defesa Ascendente.

    Bat Nai Bom – Defesa de fora para dentro com a palma da mão

    Bat Nok Lang – Defesa descendente de dentro para fora

    Bat Nok Bom – Defesa com cutelada de dentro para fora

    Bat Noi Lang – Defesa descendente de fora para dentro com o antebraço interno.

    Bang – Defesa com as antebraços como barreiras

     

    CLINCHE – PLAN

    Kod Rad – Clinche para arremessar

    Fad Weang – Clinche e queda

    Chap Kao Tee Kao – Clinche no pescoço com joelhadas

    Lad Ewh Tee Khao – Clinche inferior com joelhada

     

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  • MAE MAI MUAYTHAI

    MaeMae Mai (“técnicas principais”) refere-se às principais séries de movimentos técnicos de combate, consideradas manobras básicas empregues num confronto de Muaythai. As técnicas desta arte tradicional são agrupadas de forma distinta dependendo dos professores e suas respectivas escolas.

    Em inúmeros manuais de Muaythai, as técnicas são claramente classificadas de acordo com as suas características funcionais. Considera-se o Mae Mai Muaythai um conjunto de técnicas provenientes do Muaythai tradicional.

    Os principiantes do Muaythai aprendem primeiramente estas técnicas antes dos treinos de Look Mai Muay Thai, tratando-se de técnicas de ataque e defesa consistem em quinze movimentos mais detalhados do desporto.

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    LOOK MAI MUAYTHAI

    LookLook Mai ou Luk Muay consiste em quinze séries de movimentos de menor importância do Muaythai. Look Muay  são um conjunto de manobras básicas do Muaythai, que derivam do Mae Mai Muay Thai. Esta divisão de técnicas apresenta sequências mais detalhadas de ataque, defesa e contra-ataque. Antes de se iniciar o treino destes movimentos técnicos, o atleta deve possuir primeiramente a experiência do Mae Mai Muaythai.

    As qualificações dos antigos treinadores de Muaythai seguiam técnicas de boxe tailandês em quinze movimentos caracterizados por se tratarem de técnicas complementares do Muaythai.

    Tanto o Mae Mai como o Look Mai são susceptíveis a diferentes interpretações. Estas sequências de técnicas, cuja sua codificação remonta, segundo os especialistas, ao século XIX, adestram, por exemplo, o processo necessário para desenvolver habilidades singulares, tais como o aperfeiçoamento sobre o momento de ação do praticante no que se refere à defesa e ataque, para além que transmitir noções de distância com objetivos ofensivos e defensivos. Estas técnicas seriadas traduzem instruções sobre os pontos vitais e mais sensíveis do corpo humano associando movimentos capazes de alcançar os referentes alvos, golpeando-os de forma eficaz e obtendo um significativo efeito quando desferido com sucesso cada golpe.

    Todas as técnicas de Mae Mai assim como de Look Mai são minuciosamente estudadas, não só sobre as suas formas básicas, já estabelecidas, como também sobre as suas variações. No total, todas as formas básicas tal como suas variantes, constituem cerca de cem séries de movimentos técnicos, representando uma autêntica plataforma técnica do estilo atualmente empregue entre as escolas tailandesas. O estudo destes princípios e conjuntos de técnicas resume-se a uma fonte imensa de informação sobre a arte marcial com considerável utilidade e importância. O atleta adquire, portanto, um desempenho distinto quando em combate, uma vez aplicadas soluções técnicas que demonstrem grande domínio da disciplina. São pois, noções fundamentais ao entendimento deste desporto de combate.