Técnicas e Treinamentos
- Jody Muay
- Deslocamentos
- Técnicas de Chutes
- Técnicas de Joelhadas
- Técnicas de Socos
- Técnicas de Cotoveladas
- Técnicas de Bloqueios
- Técnicas de Paow
-
O Muaythai tem terminologias próprias oriundas do Muay Boran. Porém estas terminologias podem variar de professor para professor, de campo para campo, de região para região, de organização para organização. Lembrando que a pronuncia das terminologias em tailandês, para passar para a linguagem ocidental, vai depender de como se pronuncia estas palavras e como pode ser escrita para que a pessoa ocidental possa pronunciá-las corretamente.
Assim como acontece com as outras artes como o Karate, que tem a linguagem em japonês, assim como o Taekwondo em coreano, o Muaythai tem o mesmo problema.
Saber escrever de modo tailandês é um coisa, passar para a escrita ocidental não é uma tarefa das mais fáceis.
Por exemplo: Chute Frontal empurrando é chamado de Teep, muitos pronunciam Teeb, Tip, Tiip, enfim você achará várias denominações para um mesmo golpe. Na maioria dos Campos tailandeses e boa parte deles, eles falam o nome do golpe simplificados, ou seja, um chute frontal empurrando: TEEP, pela terminologia tradicional o correto é TEEP TRONG.
Enfim, o importante é tentar compreender e tentar falar em tailandês os nomes dos golpes, assim ampliando os conhecimentos técnicos desta fabulosa arte marcial.
POSTURA DE COMBATE – JODY MUAY
A palavra JODY MUAY referem-se à ação que um Nak Muay realiza sua postura para estar pronto para lutar e ou defender-se. A postura do Muaythai geralmente é um pouco diferente do boxe ocidental. O Muaythai tem mais armas do que o boxe ocidental, onde geralmente usam apenas os punhos. Devido a esta razão a postura do Muaythai requer todas as armas, incluindo os punhos, cotovelos, joelhos, canelas, para estarem pronto para a ação. Existem formas corretas da postura de Muaythai e você tem que praticar e seguir a forma correta. No entanto, o atleta pode ajustar e adotar seu próprio estilo baseado na prática formal para tornar-se mais confortável.
Geralmente, a forma correta da postura do Muaythai é sobre posicionamento das mãos, braços, queixo e os pés.
Esta abordagem fundamental deve estar posicionado da forma correta, a posição ao mesmo tempo tem que ser rígido e flexível.
A forma básica da postura do Muaythai:
Cabeça: abaixe sua cabeça de modo que seu queixo fique próximo ao plexo.
Olhos: sempre olhando seu adversário e se concentrar em um ponto, para avaliar os movimentos do oponente.
Braços: Ambos os braços devem estar posicionado lateralmente ao corpo para proteger as costelas e abdômen.
Corpo: Contrair o abdômen flexionando ligeiramente o tronco e manter os olhos e foco no adversário.
Mão/ Punhos: Ambos os braços devem estar posicionado ao nível das sobrancelhas, para proteger o seu rosto. Se você é destro, deve colocar a braço esquerdo mais a frente do direito, e se for canhoto o contrário. Os punhos geralmente em paralelo ou com os punhos voltados para fora. Uma mescla também pode ser realizado, dependendo de cada atleta adaptar-se a esta guarda tailandesa.
Pés: Da mesma forma que o posicionamento dos punhos, a perna também é de igual forma. Se o atleta é destro, deve colocar o pé esquerdo à frente e o pé direito atrás e vice versa.
A postura dos pés deve estar confortada, nem muito distante e nem muito próximo um pé do outro. O pé da perna da frente deve estar voltado à frente, e o pé de trás deve estar posicionado no máximo até 45° Graus. Muitos treinadores exigem que o pé de trás fique voltado também para frente e não até 45° Graus.
O calcanhar da perna de trás deve estar com o calcanhar um pouco elevado do chão, pois quando levar um chute do adversário poder bloquear adequadamente e o peso do corpo conseguir ser suportado no calcanhar. Assim o golpe aplicado pelo adversário, não contará ponto a seu favor, pois um golpe foi bloqueado corretamente.
Um golpe é efetivado, quando é executado perfeitamente e acerta-se o alvo, ou quando ele é executado corretamente, seu adversário fez a defesa mas não consegue manter o centro de gravidade de seu corpo, ou seja houve um deslocamento do seu corpo.
Quando executar um chute, elevar o pé de apoio, dando mais amplitude do movimento e impulsão ao golpe aplicado.
A POSIÇÃO DA GUARDA – TAH KUNG
Mão/ Punhos: Ambos os braços devem estar posicionado ao nível das sobrancelhas, para proteger o seu rosto. Se você é destro, deve colocar a braço esquerdo mais a frente do direito, e se for canhoto o contrário. Os punhos geralmente em paralelo ou com os punhos voltados para fora. Uma mescla também pode ser trabalhado, dependendo de cada atleta adaptar-se a esta guarda tailandesa.
A posição das mãos chama-se TAH KUNG, ou seja, ambos os braços elevados no mínimo na altura do queixo. O braço esquerdo deve estar mais a frente do direito. A mão em pronação (punhos voltados para fora).
A posição dos pés chama-se TAH YANG, ou seja, o pé esquerdo a frente e o pé direito atrás. O calcanhar direito elevado. O pé de trás não deve ultrapassar os 45° graus de abertura. Alguns professores exigem que o pé de trás, esteja voltado para frente e não em 45° graus, no máximo em 10° graus. Isso são características de cada treinador ou Mestre.
-
DESLOCAMENTO / TRABALHO DAS PERNAS / CAMINHAR NA POSTURA
O Muaythai tem uma característica própria de caminhar e se deslocar. A princípio o peso do corpo deve ser distribuído em ambos as pernas e pés. Num ritmo cadenciado deve-se deslocar o centro de gravidade para frente e para trás. Assim como o seu corpo também acompanha este ritmo, dando cadencia ao trabalho de guarda (Tah Khum), braços, pescoço e cabeça.
A prática correta do deslocamento e cadenciamento da postura, com o tempo torna-se natural e esta é a base para futuros deslocamentos e projeções de golpes de ataque, defesa e contra ataque.
Esta base é primordial para assimilação do Muaythai e a partir desta compreensão começará a desenvolver os demais golpes de braços, pernas, cotovelos e joelhos, assim defesas com a canela. Tudo isso dependerá do deslocamento do centro de gravidade.
Esta base também compreenderá o sistema de marcação de pontos durante uma luta, onde o golpe tem que ter a correta técnica e postura no início, meio e final de golpe.
DIREÇÕES DE DESLOCAMENTOS
SUB NAN Movimentação para frente – avançando com a mesma perna SUB LAN Movimentação para trás – recuando com a mesma perna SUB SAI Movimentação para o lado esquerdo SUB KWA Movimentação para o lado direito SU YAN NAN Movimentação para frente e trocando de base SU YAN LAN Movimentação para trás e trocando de base KHAO CHAKI LHAN Esquiva a 90º graus, mantendo a perna da frente e girando a perna de trás. KHAO CHAKI NHAN Esquiva a 90º graus, mantendo a perna da frente e avançando a perna de trás. MAI CHAKI Recuo e esquiva com a perna da frente. SALAB THAW Troca de base (Step) YAN SUH KHASSEN
Movimentação da perna da frente em Jodi Muey, ou seja, a perna da frente fica “pulandinho”. -
TÉCNICAS DE CHUTES
Umas das principais armas do Muaythai são os seus poderosos jogos de pernas. Os chutes exigem a movimentação do quadril e tronco para colocar mais força e firmeza nos golpes. Estes tipos de golpes do Muaythai são característicos e diferentes de outras artes marciais.
É correto considerar que grande parte de outros estilos, basearam-se em algumas das técnicas do Muaythai. Existem vários tipos de chutes que são utilizados neste estilo de luta.
Tal como nos socos, antes da adoção das regras internacionais de boxe no Muaythai, existiam outros tipos de chutes, os quais podem ser verificados nas raízes desta arte, como é exemplo o Muayboran. Após a adoção das regras internacionais, o Muaythai aprimorou as técnicas e consequentemente os golpes de pernas. O chute circular usa um movimento rotatório do corpo inteiro.
Os lutadores de Muaythai são treinados para bater sempre com o osso medial e maior abaixo do joelho, a tíbia uma vez que esta é a parte mais dolorosa com que se pode infligir um golpe com o referente membro inferior. O pé contém inúmeros ossos finos sendo por isso muito mais propenso a lesões. Um lutador pode se ferir quando usa somente o pé como área de impacto. Para isso, os atletas de Muaythai condicionam cuidadosamente as suas tíbias em treinos no saco pesado e em sparring, melhorando assim a resistência e força das áreas de impacto, fundamentais para o combate. O treino de calejamento consiste em praticar o golpe no saco de pancada e nas manoplas diariamente, assim como sacos um pouco mais duros.
A maioria dos chutes do Muaythai é executado na ponta do pé, ou seja, com o calcanhar elevado do solo. Na foto vemos o pé plantado, mas desconsidere isso visto por que as fotos foram feitas na base do selfie e dificultava permanecer na posição por longo tempos.
Chute em Diagonal Dteh Chiang Chute Circular Alto Dteh Dthad Bhon Chute Circular Médio Dteh Dthad Klang Chute Circular Baixo Dteh Dtad Lang Chute Circular com acanela e joelho Dteh Khrueng Khaeng Khrueng Khow Chute Giratório com o Calcanhar Chorake Fad Hang (Mae Mai)Dteh Glab Lang Chute Cobertura com o calcanhar Dteh Kook Chute Cobertura de dentro para fora Dteh Kook Nok Chute Cobertura de fora para dentro Dteh Kook Noi Chute Semi Circular – Chutar e puxar a perna Dteh Rid Circular de Cima para Baixo Dteh Kong Chute Frontal Alto com a sola do Pé Dteh Trong Chute Circular com salto Gra Dot Teh Chute Circular em dois tempos Yeap Teh Chute Circular Passando Dteh Dthawad Chute Frontal Teep Trong Chute Frontal na coxa Teep Rob Gaun Chute Lateral Teep Khang Chute para trás Teep Glab Lang Chute Frontal com salto Gra Dot Teep Chute Frontal em dois tempos Yeap Teep -
JOELHADAS – KHAO
A articulação óssea formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e pela patela (rótula) consiste numa arma ofensiva de grande importância no Muaythai. As técnicas de joelhos são parte essencial desta arte tailandesa. O joelho é uma das armas mais letais deste estilo de luta. A sua eficiência compara-se com a do cotovelo quando o atleta o utiliza devidamente. Este tipo de golpes possoe uma maior eficácia quando é empregada a curta distância, contudo, não é incomum os atletas, quando em combate, utilizarem de joelhadas a média e longa distância, usando para isso deslocamentos rápidos e/ou saltos como forma de alcançar o alvo.
Não obstante, é no clinche que o uso de joelhadas se torna mais frequente, sendo que o oponente uma vez preso, geralmente com as mãos na altura do pescoço, é golpeado sequencialmente com esta técnica de ataque. Os joelhos podem ser utilizados de diversas formas, para atacar diferentes partes do corpo. O mais comum são os ataques direcionados às coxas, ao tórax e a cabeça, tendo como objetivo nocautear o adversário.
Joelhada Frontal Khao Throng Joelhada Diagonal Khao Chiang Joelhada em 90° graus Khao Thad Joelhada Frontal penetrante Khao Youwn Joelhada na coxa interna Khao Noi Joelhada na coxa Khao Kot Joelhada de fora para dentro Khao Tee Joelhada Circular + alta que o Khao Thad Khao Kong Joelhada Circular com a canela e joelho Khao La Joelhada em salto Khao Loy Joelhada aérea em dois tempos Yeap Khao Joelhada Aérea Dupla Khao Khoo -
TÉCNICAS DE BRAÇOS – MHAD
Este é um dos temas mais polêmicos do Muaythai. Existem pequenos pormenores que ditam diferenças nos socos do Muaythai em relação a outras artes marciais. A flexão dos braços emprega a pronação dos antebraços, ou seja, a rotação medial dos mesmos. Isto vai interferir na forma de golpear, pois no Boxe assim como no Kickboxing, é feita a supinação do antebraço, seja a rotação lateral deste a partir da posição pronada de modo a que a palma da mão esteja voltada anteriormente. O método de treino dos Socos é também uma diferença que se vai pronunciar igualmente no modo de desferi-los e aplicá-los em luta. Para um leigo, torna-se imperceptível a distinta técnica utilizada no Muaythai, contudo para alguém conhecedor desta arte torna-se fácil distinguir a forma como são desferidos os golpes. São pequenos detalhes que na maioria das vezes são imperceptíveis.
Existem várias técnicas de braços utilizadas no Muaythai, entre as quais:
Soco Frontal
Mhad Throng Nha
Soco Frontal Direto Mhad Throng Laan Soco no estômago invertido (Hook) Mhad Had Soco Ascendente (Upper) Mhad Ngad Soco Ascendente Mhad Suey Soco Cruzado Mhad Tawad Soco Cruzado Mhad Weang Sun Soco Swing Mhad Weang Yao Soco de trás para frente de cima para baixo Mhad Kong Soco Giratório Costa de Mão Mhad Glab Soco Direto no Estômago Gim Thong Soco Aéreo Gra Dot Chok Mhad -
COTOVELADAS – SOK
As técnicas de cotovelos utilizadas no Muaythai são um elemento importante que caracteriza esta arte marcial. Considerada uma arma de significante perigo, os cotovelos podem causar graves lesões. Nenhuma outra técnica do Muaythai se compara ao cotovelo devido à sua grande capacidade de contusão. A utilização dos cotovelos nesta arte tailandesa caracteriza diferentemente o Muaythai de todas as demais artes marciais. Estas armas possuem grande eficácia mesmo quando utilizadas a curtas distâncias, possuindo também larga flexibilidade de angulação podendo ser utilizado em diversas direções assim como com métodos variados.
Cotovelada Diagonal Descendente Sawk Dtee Cotovelada Circular de Fora para dentro Sawk Dthad Cotovelada Ascendente Sawk Ngahd Cotovelada Frontal com a ponta Sawk Phung Cotovelada Frontal Sawk Throng Cotovelada Reversa ascendente Sawk Grathung Cotovelada Descendente Sawk Sahb Cotovelada aérea descente Gradoteh Sawh Sahb Cotovelada Dupla Descendente Sawk Sahb Khook Cotovelada Diagonal Sawk Chiang Cotovelada Giratória Sawk Glahb -
DEFESA COM A CANELA
KHAO BANG NOK – Defesa com o joelho ou tíbia para fora
KHAO BANG NOI – Defesa com o joelho ou tíbia para dentro
DEFESA COM O BRAÇO E ANTEBRAÇO
BAAT NOK BON – Defesa alta para fora com cutelada externa.
BAAT NOI BON – Defesa alta para fora com a cutelada interna.
BAAT NOK KLANG – Defesa média para fora com cutelada externa.
BAAT NOI KLANG – Defesa média para fora com a cutelada interna.
BAAT NOK LAHNG – Defesa baixa para fora com o antebraço externo.
BAAT NOI LAHNG – Defesa baixa para fora com o antebraço interno.
BLOQUEIO PARA SOCOS / GUARDA
-
USO DO PAOW COMO TREINADOR
No Muaythai esportivo é primordial o uso de aparadores (Paow) para o desenvolvimento e elaboração de estratégia da luta. A sincronia entre treinador e atleta no uso de paow faz toda a diferença. Não é necessário pedir um golpe, somente pelo posicionamento do paow sabe qual golpe ele deverá executar. Isso faz deste tipo de treinamento um alto desempenho.
É exigido muita força em cada golpe aplicado, sendo desenvolvido a postura, o início, meio e fim do golpe aplicado, assim como a distância, a esquiva, etc. O Muaythai tem um ritmo e isso deve ser respeitado, visto que a luta decorre em 05 rounds de 3 minuto cada.
O uso do Paow serve tanto para absorver o golpe aplicado, como o uso no ataque do treinador, corrigindo a guarda ou certos bloqueios.
O uso do Bally Pad (bélli péd) – cinturão, onde faz aplicar o golpe certeiro no abdômen.
O treinador também faz uso de caneleira, onde obrigará o atleta a se proteger, ou esquivar, ou bloquear com a canela.
Então, o uso de todos os protetores faz com que se desenvolva toda a ação e reação ante a estratégia montada para ganhar a luta.
O posicionamento correto do paow assim como a emprego da força contrária ao golpe do atleta. Ou seja, não basta apenas segurar e posicionar corretamente o paow, é necessário empregar uma força contrária aos golpe aplicado. Caso o treinador não coloque uma força contrária subjetiva a força do atleta, ele poderá lesionar os seus braços. E caso o treinador colocar uma força demasiada no paow poderá lesionar o seu atleta.
O posicionamento correto do paow em conjunto com a força, dará um impacto maior ao golpe do atleta, pois se exige mais aplicação e desenvoltura do atleta, além da resistência muscular e preparação física.
Aqui mostro alguns golpes, pois cada treinador tem um modo de executar as técnicas de Muaythai.
POSICIONAMENTO DO PAOW PARA CADA GOLPE TREINADO