Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| February 23, 2018

Scroll to top

Top

TANTO JUTSU

Tantojutsu ou Arte da Faca (faca feita sob mesmo padrão das espadas japonesas) é basicamente dividido em duas formas:
Tanto – tipo de faca usada no Japão.
Aikuchi – tipo de faca mais curvada usada no Japão.
A arte do Tantojutsu também pode ser dividida por idade, sendo as formas mais clássicas e Tradicionais citadas como Koryu e as formas mais modernas, que já envolvem conceitos recentes (a partir do séc. XIX) citadas como Kindai.

A PRÁTICA DO TANTO JUTSU MEDIEVAL

Por fazer parte da classe das Daisho, a tanto foi sempre estudada como disciplina importante para a formação de um guerreiro ou samurai. As facas, para o combate a uma distância mais curta que a espada, eram utilizadas por sua agilidade e capacidade de se harmonizar com as mais diversas angulações e direções.
Dentro do Kaze no Ryu, ou estilo do vento, praticado pela Kyudoshin Bugei Kay Kan, descendente da Ogawa Shizen Kay, que mantém essa Tradição já há mais de 400 anos, a arte da tanto é vista sob o prisma da realidade e da não fantasia, o que a torna uma entre as mais minuciosas e perigosas.

 

A arte da faca sempre teve uma atenção especial pela riqueza de movimentos e estudos de anatomia, para tornar o mais eficiente possível a aplicação das técnicas de combate com a faca.
Hiroshi Ogawa, Saiko Shidoshi responsável máximo pela Ogawa Shizen Kay, adaptou a forma do Koryu Tantojutsu (formas clássicas) para o Kindai Tantojutsu (formas modernas) de defesas urbanas (ShiHogo e ToshiHogo).