Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| February 23, 2018

Scroll to top

Top

TAMESHIGIRI

Tameshigiri é a arte que estuda as formas de corte com a espada, simuladas em esteiras de bambu, que se assemelham ao tecido do corpo humano.
Antigamente no Japão, se usavam corpos para o teste das lâminas, pertencentes a criminosos ou a pessoas já falecidas. A partir desses estudos é que a forma final do Kenjutsu foi alcançada.
Em outras palavras, pode-se dizer que Tameshigiri é a prática de corte com a espada japonesa.

 

Dentro de uma perspectiva clássica, o Tameshigiri faz parte do currículo do Kenjutsu, e passa a ser estudada assim que o praticante mostra noções de correta experiência adquirida com a espada de corte.
Dentro da aplicação moderna, os primeiros materiais utilizados para esta prática são a esteira e o bambu.

 

A devida aplicação prática do corte com a espada ensina a maneira mais correta da aplicação da forma real de corte.

O praticante aprende a ter a noção da pressão que deve aplicar no corte para diferentes objetos, cortes rápidos e múltiplos nos devidos ângulos de ataque da lâmina e a controlar seu direcionamento e as consequências de seu impacto.

A concentração mental deve ser extremamente forte, pois, com o tempo, o praticante compreende que a realização do corte perfeito se inicia no pensamento.

 

Tradição e respeito são fatores principais para aqueles que conduzem a prática do Tameshigiri como ritual clássico.

A regras são estritamente observadas no Tameshigiri. Longas horas de prática promovem a harmonia entre o primeiro corte básico e o corte em Gyaku Kesa Giri.

Muitos mestres ainda conservam o pensamento da prática da espada japonesa no Tameshigiri, como o próprio combate em si, incentivando a prática unicamente em bambu, por acharem que este simula de forma perfeita o corpo humano.

 

 

A realidade era vista como a forma principal na prática do Tameshigiri.

O resultado das práticas reais de corte é freqüentemente encontrado no Nakago da espada, que era testado. Sendo assim, para entender o “mei” algum conhecimento da terminologia usada se faz necessário.

 

Existem várias formas de Tameshigiri usadas nos vários locais, cada qual com sua terminologia própria. Um dos sistemas mais conhecidos é o utilizado pela família Yamada, tradicionais testadores de espadas durante o período Tokugawa.