REGULAMENTOS E REGRAS OFICIAS
REGRAS OFICIAIS DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KYOKUSHINKAIKAN NAS MODALIDADES: MUAY THAI & THAI-KICKBOXING KYOKUSHINKAIKAN
REGRAS OFICIAIS DO TORNEIO
Dependendo do Torneio e da qualidade dos atletas, poderemos ter lutas casadas ou na forma de GP.
Dependendo do Torneio teremos:
Atleta Iniciante: 02 Round de 2 minutos X 01 minuto de descanso.
Atleta Intermediário: 03 Round de 2 minutos X 01 minuto de descanso.
Atleta Avançado: 03 Round de 03 minutos X 01 minuto de descanso
Atleta Profissional: 03 Round ou 05 Rounds de 03 minutos X 01 minuto de descanso.
VESTIMENTA E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
- O Lutador deverá usar apenas calção apropriado para a prática do Muay Thai e sem camiseta (peito nu).
- Não é permitido o uso de sapatilhas, camisa, camiseta, etc. Se necessário o lutador poderá usar tornozeleira ou faixas nos pés e canelas.
- Objetos e ornamentos feitos de metal também são proibidos.
- O lutador deverá portar protetor bucal, genital (sempre por baixo do calção) e bandagens nas mãos, que serão vistoriados pela organização do evento. (OBRIGATÓRIO)
- O uso de vaselina ou qualquer outro tipo de óleo em excesso, que venha causar desvantagem ao oponente é proibido.
- As luvas de 10 Oz. serão cedidas pela Comissão Organizadora do evento minutos antes do combate. Não poderão usar outras luvas a não ser aquela escolhida pela Comissão Organizadora.
- A bandagem é obrigatória, devendo medir de 3 a 5 metros de comprimento e de 04 a 05 cm de largura.
- A bandagem ou gaze deve ser colocada nas mãos e bem fixas para que não saia das luvas. É absolutamente proibido endurecer a bandagem ou aplicar qualquer outro material.
- As bandagens serão colocadas nos vestiários e deverão ser controladas pelo árbitro antes de serem colocadas as luvas no início do combate.
- Poderá acontecer em torneio, que a organização peça aos atletas para se apresentarem já com as luvas, nesse caso, haverá um responsável para fazer a inspeção no vestiário.
- Os lutadores deverão usar protetor de pé e canela de elastano ou sintético, de uso pessoal. Passará por revista pelo árbitro. Caso o mesmo não se encaixe nos padrões, não será permitida o seu uso.
- O uso da coquilha (protetor genital) e protetor bucal é obrigatório em todas as idades e classes masculinas
Classe feminina:
- 18 anos acima – material de luta: luvas de 10 onças – protetor de seios.
- As lutadoras deverão usar protetor de pé e canela de elastano ou sintético, de uso pessoal. Passará por revista pelo árbitro. Caso o mesmo não se encaixe nos padrões, não será permitida o seu uso.
TEMPO DE LUTA, COMPOSIÇÃO DO GRUPO DE ÁRBITROS E OUTROS DISPOSITIVOS :
- Cada luta terá duração de 2 Rounds de três minutos cada por 1 descanso.
- Lutador menor de idade deve ter autorização, por escrito, dos seus pais ou responsável legal.
- Os lutadores devem estar na mesma divisão de peso.
- Cada lutador poderá ter em seu corner: 01 técnico e 01 segundo, os quais deverão apenas dar instruções ao seu lutador, será proibido brigas e discussões das equipes.
- Os segundos devem ficar posicionados de maneira que não atrapalhem a visão dos espectadores e jurados, sem andar ou subir em volta do ringue e bater no tablado.
- A luta terá um árbitro central e três juízes laterais (jurados), formados pela Confederação Brasileira de Kyokushinkaikan Thai-Kickboxing.
- A luta contará com um responsável pelo cronômetro e gongo, assim como pessoal de staff que ajudarão na coordenação do evento e das lutas.
COMO A LUTA PODERÁ SER DECIDIDA
A luta poderá ser decidida das seguintes formas:
- KNOCK OUT (KO): quando um dos lutadores, devido a um golpe, cai e não tem mais condição de continuar o combate.
- KNOCK OUT TÉCNICO (TKO): Quando o árbitro verifica que um dos lutadores não tem mais condições de continuar a luta devido a um corte profundo, por exemplo, mesmo não tendo sido nocauteado.
- No caso do Knock out técnico, o árbitro poderá também pedir a opinião do médico do evento para tomar a decisão.
- DESISTÊNCIA: Quando o lutador – ou seu corner (através do lançamento da toalha) – pede para a luta ser interrompida.
- Decisão do médico.
- Decisão por pontos.
- Desclassificação.
- Empate, Quando não for disputa de TITULO.
O QUE É CONSIDERADO COMO FALTA
- Quando o lutador age, gesticula ou fala de forma desrespeitosa para com o adversário, corner, árbitros, organização do evento ou público.
- Quando o lutador usar golpes ou atitudes consideradas proibidas, tais como: Cotoveladas, cabeçadas, mordidas, golpes na região genital, golpes nos joelhos, pressão nos olhos do adversário com a luva, cuspir, usar golpes de judô ou Wrestling para derrubar o adversário (as quedas usando o quadril), ficar caindo intencionalmente (dentro ou para fora do ringue), desobedecer às ordens do árbitro, infração que venha causar ao adversário a impossibilidade de continuar a luta, perderá o combate por falta. Isto no caso intencional.
- No caso da infração ser involuntária, o árbitro central deverá pedir por “tempo” para que o lutador atingido se recupere. Se o lutador não puder continuar a luta, o árbitro central deverá pará-la e consultar a pontuação dos juízes laterais; a vitória será concedida ao lutador que tiver mais pontos até o momento do incidente.
- É terminantemente proibido o lutador ou seu corner contestar falhas ou decisões do árbitro ou a comissão organizadora do evento no momento da decisão dos jurados. Qualquer contestação deverá ser encaminhada à organização para ser analisada posteriormente. Por isso é que existe as revanches e profissionalismo sem brigas. Qualquer briga durante o evento a equipe será punida e poderá ser processada pelo departamento jurídico da C.B.K.T.M.M.A. Qualquer briga ou confusão das TORCIDAS, os lutadores poderão ser desclassificados.
- Demais golpes proibidos : Atacar a coluna do adversário, desferir chutes contra as articulações , utilizar o clinche para não usar a técnica e sim para parar o combate , atacar a nuca , atacar o testículo, olhos ou gargantas , executar torções e chaves.
- O atleta que durante o combate deixar intencionalmente cair o protetor de dentes, avisará ao árbitro e este interromperá o combate e depois de lavá-lo, colocará outra vez no atleta. Na segunda vez, o arbitro lhe tirará 01 ponto e na terceira vez cessará a luta, sendo o outro atleta declarado vencedor por KOT (nocaute técnico).
QUANDO OCORRER UM KNOCK DOWN
- O árbitro central inicia imediatamente a contagem de 1 a 10 segundos, o lutador que causou o Knock Down deverá direcionar-se para o canto neutro que esteja mais longe do lutador que caiu.
- Mesmo que o lutador, antes do término da contagem, pareça recuperado e pronto para continuar o combate, o árbitro deverá prosseguir com a contagem até 10 para a segurança do lutador.
- O Gongo não salva as contagens protetoras, com exceção no último round.
- 2 Knock downs no mesmo round indica o termino da lutas.
O árbitro tem que interromper imediatamente o combate quando:
a) – um dos dois lutadores estiver com parte do corpo fora das cordas.
b) – um deles se segurar nas cordas para levantar do chão ou para reentrar no ringue.
c) – um deles for golpeado e não estar em condições de continuar o combate.
d) – mesmo estando de pé, um dos lutadores demonstrar sinais evidentes de impotência, cansaço ou incapacidade de se defender.
e) – um dos lutadores não estiver em condições de continuar o combate. Neste caso, mandará o adversário ao corner neutro e deverá imediatamente iniciar a contagem protetora.
O árbitro tem a obrigação e contar até 8 segundos. Ao final da contagem protetora, o atleta atingido lhe indicará se quer continuar o combate, levantando os braços. É facultativo ao árbitro central parar a luta se um dos lutadores, a seu juízo, não estiver em condições de continuar lutando. Em caso de ferimento ou sangramento de um ou dos dois atletas, o árbitro central deverá parar a luta e pedir intervenção médica.
É do médico o direito de estabelecer se o atleta está ou não em condições de continuar, observando:
A) – se o lutador está ferido, o árbitro paralisa o combate e concede 01 minuto de tempo (a fim de que o médico ou técnico possam intervir) para que o mesmo volte ao combate.
B) – se o sangramento de um dos lutadores não parar no tempo concedido, o árbitro terminará definitivamente o combate e analisará, junto com os jurados, se o golpe foi válido ou não. Se o golpe foi válido, dará a vitória ao adversário, sendo que, o resultado será por KOT (nocaute técnico). Se não for válido o golpe, o árbitro deverá desclassificar o adversário por técnica inválida.
PONTOS DE ATAQUE
- Cabeça: frente e lado
- Tronco: frente e lado
- Pernas: frente, lado externo e interno, atrás (joelhadas,chute circular e giratório).
Golpes válidos:
- Socos: todos do boxe inglês e golpe giratório com a costa da mão.
- Chutes: Todos, valendo atingir cabeça, tronco e pernas.
- Joelhadas: Todas, valendo atingir cabeça, tronco e pernas.
- Clichê é válido desde que haja progressão do golpe ou seja sempre em continuidade. Agarrar e aplicar joelhadas . Se usar o clichê somente visando agarrar o adversário , será advertido e posteriormente descontado como falta.
- Serão válidos chutes nas pernas (coxa e panturrilha), com chutes circulares e giratório. Nunca chutando na parte frontal do joelho.
- Segurar a perna do adversário por um tempo máximo de 3 segundos, para chutar, socar ou aplicar joelhadas. Neste caso é permitido somente uma técnica e após isto deve soltar imediatamente a perna do adversário, se não o fizer é considerado falta.
ARBITRAGEM
- Durante o transcorrer do combate o árbitro central fará uso das seguintes ordens : STOP (pare), BREAK (separar), FIGHT (luta).
- BREAK (separar) – para fazer com que os atletas separem-se e reinicie imediatamente o combate após dar um passo para trás.
- STOP (pare) – para fazer os atletas pararem.
- FIGHT (luta) – para iniciar ou reiniciar o combate.
- O árbitro central deve interromper o combate quando um dos atletas utilizar-se de golpes proibidos e nesse caso deverá :
- Advertir verbalmente o infrator.
- Advertir oficialmente pronunciando aos jurados.
- Penalizar em um ponto sinalizando aos jurados de forma clara.
- Desclassificar.
- O árbitro central poderá utilizar-se de qualquer desses casos conforme a gravidade da falta.
- Para impor as penalidades, o árbitro deverá interromper o combate com a palavra STOP (pare) e dirigindo-se ao cronometrista, dirá a palavra TEMPO, para parar o cronômetro. Advertirá o atleta infrator e utilizará sinais manuais para que também o público entenda o que está acontecendo. Em seguida assinalará a penalização e se for o caso recomeçará o combate com a palavra FIGHT.
- Quando dois atletas estiverem agarrados em clinche, o árbitro central deverá interromper o combate com a palavra BREAK. Os atletas deverão afastar-se com um passo para trás e recomeçar o combate.
- Nos casos dos atletas continuarem o clinche, mesmo após o comando de BREAK do árbitro, o mesmo deve pronunciar STOP (pare), separar os atletas e reiniciar o combate com a palavra FIGHT.
- O Combate deve ser arbitrado com um árbitro central e 03 jurados laterais, neste caso, não cabe ao árbitro central o direito ao julgamento.
- O árbitro deve se movimentar no ringue de forma que sua visão esteja sempre atenta à mesa julgadora e principalmente se posicionando com a visão para os dois atletas, nunca dando as costas de um deles.
- O árbitro central pode interromper o combate quando na parte externa do ringue houver pessoas que atrapalhem o livre desenvolvimento do combate, ou mesmo se o técnico ou auxiliar incitarem seu atleta em voz alta ou insultarem o árbitro ou jurados, neste último caso, se for com gravidade, o árbitro central desclassificará o atleta.
O árbitro central deve interromper o combate e dirigir-se a mesa central solicitando tempo quando:
a) – um atleta está caído após ter sido atingido por uma técnica proibida
b) – quando um dos atletas ou os dois caem do ringue.
c) – quando o piso está muito molhado
Em caso de acidente, o árbitro central interromperá o combate e chamará o serviço médico. Cabe ao médico autorizar ou não o atleta a continuar o combate. No caso negativo, o árbitro central deve reunir-se com os jurados e obedecer ao dispositivo:
- Se o golpe foi acidental, o atleta que não puder continuar perde por K.O.T.
- Se a ferida foi causada por um golpe irregular , o atleta será desclassificado.
- Em caso de Knock Down (nocaute), após encaminhar para o corner neutro o atleta que está de pé, o árbitro deve dar início à contagem protetora, que deverá ser cadenciada em intervalos de 01 segundo, até o número de oito (8). O atleta deve demonstrar que tem condições de continuar a combater, levantando a guarda e caminhando para frente a pedido do árbitro. No caso do atleta demonstrar que não está em condições de continuar o combate, o árbitro encerrará o combate decretando o nocaute.
- O árbitro deve abrir a contagem protetora mesmo se o atleta não estiver caído, quando perceber que o mesmo não reúne condições de continuar o combate.
- O árbitro pode encerrar o combate, mesmo sem fazer o término da contagem, quando perceber que o mesmo não pode continuar a combater. Neste caso ele deve retirar imediatamente o bucal do atleta caído e todo o procedimento a seguir deverá ser realizado pelo médico, que será imediatamente ao ringue.
- O árbitro deve agir sempre visando preservar a integridade física dos atletas.
- Quando iniciada a contagem protetora, o cronometrista não deve dar o sinal acústico ou visual de término do round, esperando o árbitro finalizá-lo. Se o atleta voltar ao combate, e o tempo do round estiver terminando o cronometrista encerra imediatamente o round.
- Somente no último round da luta, o cronometrista deve emitir o sinal acústico ou visual, avisando sobre o encerramento do combate, interrompendo assim, a contagem protetora.
- Terminado o combate, o árbitro encaminhará os lutadores aos seus respectivos corners, ficará aguardando os jurados darem o julgamento oficial, recebendo deles as papeletas assinadas, verificando-as e entregando-as à mesa central. Caberá ao diretor de mesa fazer as necessárias verificações e decretar o resultado final, com base estritamente nas pontuações dos jurados.
- O árbitro deve verificar se todas as papeletas estão preenchidas corretamente e assinadas, caso não esteja, deve pedir ao jurado para preenchê-la corretamente e após isto entregá-las a mesa.
- Antes da leitura do veredicto, o árbitro deve estar no centro do ringue virado de frente a mesa central, segurando o punho dos lutadores. Após a leitura do veredicto, levantará o braço do vencedor.
- Os jurados se sentarão um em cada lateral do ringue e nunca em frente à mesa central e terão de julgar os combates com a máxima imparcialidade, responsabilidade e profissionalismo.
- A decisão de um árbitro ou jurado, só pode ser revogada em duas situações : A) – quando o resultado não estiver de acordo com o regulamento. B) – quando o jurado tenha cometido erro de soma de sua pontuação, o qual resulta um veredicto errado.
COMO OS JUIZES PONTUAM
Os juízes observarão e considerarão o seguinte para efeitos de pontuação:
- Socos, chutes, joelhadas, esquivas, defesa, agressividade, combatividade, a qualidade técnica dos golpes, a força, a acuidade (se os golpes estão acertando o adversário) e qual o efeito que eles causam no oponente.
PONTUAÇÃO
- A pontuação funciona no sistema de 10 pontos por round.
- O lutador que ganhou o round levará 10 pontos; o outro 9 pontos.
- Se tiver ocorrido um Knock down, o ganhador do round leva 10 pontos e o outro 8 pontos.
- No caso de empate no round, cada lutador leva 10 pontos.
- Ao final da luta, os juízes laterais deverão passar os cartões com a somatória dos pontos para o juiz central, o qual comunicará ao locutor oficial do evento o resultado.
- No caso de empate, haverá um round extra e o vencedor será aquele que melhor se sair neste round. Isto em disputa de títulos (valendo um cinturão), em eventos sem disputa de títulos poderá apenas haver um empate.
Nos combates o Knock down tira 02 pontos dos atletas conforme demonstrado abaixo:
A – Quando o atleta vermelho (V) está vencendo o atleta de Azul (A) por 10 a 9 e sofre um Knock down, perde dois pontos.
V (10) a A (9) passa a ser => V(8) a A (9)
B – Quando o atleta de vermelho (V) está empatado com o atleta de Azul (A) em 10 a 10 e o atleta azul sofre um Knock Down, retira-se dois pontos do atleta de Azul
V (10) a A (10) passa a ser => V (10) a A (8)
C – Quando o atleta de vermelho (V) e o atleta de Azul (A) estão empatados no mesmo round e o atleta Azul (A) sofre 02 Knock Down, o atleta perde 03 pontos.
V (10) a A (10) passa a ser => V (10) a A (7)
D – Quando o atleta vermelho (V) e o atleta Azul (A) estão empatados e cada um sofre um Knock Down, cada um perde dois pontos, passando a ser 08 a 08.
E – Se um atleta receber dois Knock Down e seu adversário um no round, o atleta que impôs os dois Knock Down vence o round por 08 a 07.
JULGAMENTO DO COMBATE
É permitida a pontuação empatada no round e no resultado final da luta.
O resultado final do combate é definido pela observância da maioria dos três jurados.
Exemplo 01 : | Vermelho | Azul |
Jurado 1 | 29 | 30 |
Jurado 2 | 30 | 30 |
Jurado 3 | 29 | 30 |
Resultado ; Vencedor Azul por 02 votos e 01 empate. |
Exemplo 02 : | Vermelho | Azul |
Jurado 1 | 30 | 29 |
Jurado 2 | 30 | 28 |
Jurado 3 | 30 | 29 |
Resultado : Vencedor Vermelho por unanimidade |
Exemplo 03 : | Vermelho | Azul |
Jurado 1 | 30 | 30 |
Jurado 2 | 29 | 29 |
Jurado 3 | 29 | 29 |
Resultado : Vencedor Vermelho por 2 votos a 1 |
Exemplo 04 : | Vermelho | Azul |
Jurado 1 | 30 | 30 |
Jurado 2 | 29 | 29 |
Jurado 3 | 29 | 29 |
Resultado : Empate |
Exemplo 05 : | Vermelho | Azul |
Jurado 1 | 30 | 30 |
Jurado 2 | 30 | 29 |
Jurado 3 | 30 | 30 |
Resultado : Empate por 02 votos a 1 |
Quando a luta for empate, os critérios são :
1 – Extra Round
O VEREDICTO
O combate pode acabar por :
A) – Pontos, ou seja, os lutadores terminarem em pé o combate.
B) – KO (Nocaute), quando um dos atletas recebeu contagem protetora até 10 e não demonstrou sinais de poder ou querer recomeçar o combate, ou ainda, se o árbitro dispensou a contagem quando o atleta necessitou de cuidados médicos.
C) – KOT (Nocaute técnico).
1 – Quando o árbitro intervém para suspender o combate visto a inferioridade de um dos atletas.
2 – Quando no decorrer da luta é lançada a toalha ao ringue.
3 – Quando do decorrer da luta, um dos lutadores desiste da mesma.
4 – Quando ocorrer o 2 Knock Down no round ou 3 na luta.
5 – Quando um dos atletas não retornar do intervalo.
6 – Quando o médico intervém na luta, impedindo que um dos atletas prossiga, por ferimento ou contusão.
D) – Decisão médica, ou seja , quando o médico declara que um dos dois atletas está impossibilitado de continuar o combate, e declara o KOT (nocaute técnico).
E) – Desclassificação de um dos dois atletas por falta grave cometida pelo lutador ou por seus segundos, e decretando o KOT (nocaute técnico).
F) – Empate, no caso dos dois atletas serem julgados assim pelos três jurados. Esta situação pode ocorrer somente em lutas extra-oficiais.
G) – Quando um atleta cair do ringue ou sofrer algum acidente causado pelo mesmo, deve se observar :
1 – Se um ou os dois atletas caem acidentalmente do ringue, tem 1 minuto para se recuperar.
2 – Se um ou os dois atletas caem acidentalmente do ringue e um deles não tem condições de continuar, perde por abandono.
3 – Se os 2 atletas caem acidentalmente do ringue e um deles não tem condições de continuar, a luta é dada como sem resultado. No caso de Torneio, sem vencedor.
4 – Se o atleta foi atirado intencionalmente pelo adversário, o mesmo tem 01 minuto para se recuperar e o adversário será penalizado em 01 ponto.
5 – Se o mesmo foi atirado pelo adversário e não tem condições de continuar (algo que deve ser analisado pelo árbitro central, jurados e médico), o adversário é desclassificado.
6 – No caso de qualquer outro tipo de acidente ocorrido no ringue, como torção de articulação do membro inferior causado por escorregão, pisar fora do ringue, etc., concede-se 01 minuto para o atleta se recuperar e continuar o combate.
- No caso de choque com a cabeça, havendo a seguir corte de um ou dos dois lutadores, o árbitro deve adotar o seguinte procedimento :
1 – Verificar com os jurados, se o golpe foi intencional ou não, valendo-se também de sua opinião.
2 – No caso de intencional e o atleta cortado não puder continuar o combate, o infrator será desclassificado.
3 – No caso de intencional e o atleta cortado puder continuar o combate, o infrator é penalizado em 01 ponto.
4 – Choque sem intenção e sem corte, o combate continua normalmente.
5 – Choque sem intenção e se um ou dois atletas não puderem continuar:
A) – No primeiro round, luta sem resultado
B) – Do segundo round em diante, lê-se as papeletas e dá-se a vitória aquele que vencia até o momento.
O TÉCNICO
- É permitido ao atleta o acompanhamento de no máximo duas pessoas no ringue (técnico e seu auxiliar). Durante o combate deverão manter silêncio podendo falar a seu atleta somente no intervalo. Durante o intervalo, somente 01 poderá entrar no ringue, o outro deverá manter-se na borda do mesmo.
- Logo após a frase “SEGUNDOS FORA”, deverão descer prontamente do ringue, retirando todo seu material e colocando-se de modo a não atrapalhar a visão do público. Essa atitude deve ser rápida para não atrasar o andamento do combate.
O AUXILIAR
- O técnico é autorizado a interromper o combate se observar que seu atleta não reúne condições técnicas ou físicas para continuar, bastando jogar a toalha ao ringue.
- Os segundos são obrigados a respeitar as autoridades, o público, bem como seus adversários, seguindo rigorosamente o regulamento.
- É de sua responsabilidade assistir seus atletas antes, durante e depois do combate, sendo responsável por seu comportamento dentro e fora do ringue, de vigiar também que seu atleta não utilize qualquer substâncias proibida, por meio líquido ou não, sendo diretamente responsável por tal atitude.
- De manter o silêncio durante o combate. Só poderá falar com seu atleta durante o intervalo. O segundo que não seguir o regulamento, poderá ser advertido e estar sujeito ao regulamento disciplinar.
PARA COMPETIR
- Todo lutador deverá estar cadastrado pela Confederação Brasileira de Kyokushinkaikan Thai-Kickboxing e estar com sua carteira com a validade em dia, pois a apresentação da carteira na hora do evento é indispensável.
- Todos os treinadores deverão ter a responsabilidade de levar somente lutadores muitos bem treinados e com boa saúde, pronto para lutar Muay Thai.
- Para competir todos os lutadores deverão providenciar : atestado médico e a ficha de competição preenchida e devidamente assinada; teremos um banco de dados de todos os lutadores.
TODAS AS EQUIPES DEVERÃO EVITAR
- W.O. Não comparecimento, isto só prejudica o evento. Tenha sempre reservas na sua equipe, todas as equipes deverão trabalhar com muito profissionalismo.
- No caso de colocar um reserva para a luta marcada, a equipe deverá comunicar a Confederação, pois a mesma que casa, organiza as lutas. Lembre-se, nosso trabalho é muito sério.
SISTEMA DE COMPETIÇÕES
- Brasileiro = sem o uso de cotoveladas – sistema amador;
- Campeonatos Paulista e Brasileiro o sistema será pelo de Chaves, ou seja, eliminatória simples até chegar ao Campeão do evento.
PESAGEM
- Será realizada antes ou no dia evento. Caso o atleta esteja muito fora de peso daquele em que foi inscrito será desclassificado.
- Se a pesagem for realizado no dia do evento, ele tem que bater no peso certo.
- Caso haja muitos atletas fora de peso o card poderá ser modificado em comum acordo entre dirigentes e atletas.
- Na operação da pesagem só participarão o atleta e seu técnico ou responsável pela equipe. Se no momento da pesagem o atleta estiver fora do peso, este terá somente um único controle de peso posterior para estar no peso correto. O atleta que não estiver na sua categoria, será retirado do torneio.
- Se dois atletas que irão se confrontar-se na mesma categoria estiverem acima do peso, os dois serão eliminados do Torneio.
TABELA DE PESO MASCULINO
Peso Pena | 57.000 KG. |
Peso Leve | 57.001 a 60.000 KG. |
Peso Super Leve | 60.001 a 63.500 KG. |
Peso Meio Médio | 63.501 a 67.000 KG. |
Peso Médio Ligeiro | 67.001 a 71.000 KG. |
Peso Médio | 71.001 a 75.000 KG. |
Peso Meio Pesado | 75.001 a 81.000 KG. |
Peso Cruzador | 81.001 a 85.000 KG. |
Peso Pesado | 85.001 a 91.000 KG. |
Peso Super Pesado | Acima de 91.001 KG. |
TABELA DE PESO FEMININO
Peso Mosca | 52.000 KG. |
Peso Galo | 52.001 a 55.000 KG. |
Peso Pena | 55.001 a 60.000 KG. |
Peso Leve | 60.001 a 65.000 KG. |
Peso Médio | 55.001 a 70.000 KG. |
Peso Pesado | Acima de 71.000 KG. |
UNIÃO
- Devemos todos trabalhar com muito profissionalismo, sejamos unidos e com muita disciplina.
DISPOSIÇÕES GERAIS
- Qualquer situação que aconteça durante o evento que não esteja listada nas regras acima serão consideradas exceções.
- As exceções serão tratadas pela organização na hora do evento.
- No caso de exceções, a decisão da organização do evento é soberana.
- Toda e qualquer decisão deverá ser notificado aos dirigentes, organizadores e técnicos das equipes, para uma justa imparcialidade da mesma.
- Objetivamos realizar evento de ótima qualidade tanto estrutural, organizacional e técnico, mostrando o nosso trabalho na difusão e crescimento da arte marcial.
- As políticas de cada Federação e ou Organização não nos interessa, pois quem perde são os próprios dirigentes e atletas.
- Fazemos um trabalho justo e esperamos que as pessoas que participem dos nossos eventos também sejam justas e corteses, pois com arrogância não se consegue nada nesta vida.