Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| April 25, 2024

Scroll to top

Top

No Comments

CÓDIGO DE HONRA DO KARATE KYOKUSHINKAIKAN

  1. ESFORÇO PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER.
  2. FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO.
  3. CRIAR O INTUITO DE ESFORÇO.
  4. RESPEITO ACIMA DE TUDO.
  5. RETER O ESPÍRITO AGRESSIVO.
  6. SER RIGOROSO CONSIGO MESMO.
  7. SER COMPREENSIVO COM SEUS SEMELHANTES.
  8. SER FIEL À PÁTRIA.

SIGNIFICADOS: (por José Koei Nagata)


1 – ESFORÇO PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER

O aprendizado do Kyokushinkaikan Karate, tem na sua formação o desenvolvimento do ser humano em um todo. Nas aulas de Kyokushinkaikan Karate, devido a tradições e costumes japoneses, evidencia-se a disciplina oriental, reverências, filosofias, meditação, humildade, etc., isto traduz ao praticante as boas maneiras que cada praticante deverá ter, e esta estenderá não somente na academia e sim em sua vida social. Toda a disciplina, respeito e filosofias são voltadas ao aprimoramento do indivíduo e que muitas vezes pode ser penoso para quem não está acostumado a receber e cumprir ordens.
Nestes simples gestos de educação está a formação do caráter, o aprendizado que deveria ter em casa, mas é na academia que saberemos se o aluno possui caráter formado ou ainda ira formar-se. O Kyokushinkaikan é rígido e isso pode mudar ou não a personalidade do aluno. Cabe a cada um escolher o seu caminho.


2 – FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO.

As incertezas e medos da vida, a falta de confiança em si mesmo, muitas vezes levam o praticante a desvirtuar seus caminhos na busca de seu objetivo. Muitos praticantes levados por terceiros ou por pessoas mal intencionadas deixam de praticar o verdadeiro sentido do Kyokushinkaikan Karate, levando ao lado obscuro da arte. Dentro do Karate, existem muitos professores mal intencionados, que comercializam a conquista da faixa preta. Pessoas levadas a se tornarem faixas pretas em menos de 01 ano de treinamento, ou a participar de organizações, onde poderiam crescer e se tornar chefe de estilo, desvirtuam do seu real caminho (DÔ). Por isso o termo Karate-Dô, quer dizer, Caminho das Mão Vazias, onde a gama de filosofias, tradições, costumes e as verdadeiras técnicas, são passadas ao praticante no seu tempo certo de aprendizado. O ser humano, poderá tornar-se um EGOísta, ou não, dependendo da linha de seu pensamento. Não devemos menosprezar as verdadeiras diretrizes do Kyokushinkaikan Karate para que realmente objetive o seu caminho.


3 – CRIAR O INTÚITO DE ESFORÇO.

O velho ditado já dizia: ”Se não houver esforço, não haverá progressos”. Para cada objetivo devemos traçar a maneira como devemos atingi-los, e não devemos fugir desta regra até que tenhamos chegado ao nosso objetivo. “Grandes esforços trazem grandes realizações, pequenos esforços trazem pequenas ou nenhuma realizações, e havendo poucas ou nenhuma realizações por fim desistiremos do treinamento.


4 – RESPEITO ACIMA DE TUDO.

Primeiramente se você quer realmente aprender a verdadeira Arte Marcial do Kyokushinkaikan Karate, deve executar tudo aquilo que ser professor (Sensei) ordenar. Porque ele mais do que ninguém saberá como atingir a seus objetivos e determinações. O fator humildade também é levado em conta, visto que o aprendizado e o fator humildade são essenciais para o aprimoramento da arte.


5 – RETER O ESPIRITO AGRESSIVO.

Com o passar do tempo, devido ao treinamento do Kyokushinkaikan Karate, tornamos uma pessoa mais calma, não nos abalando com quaisquer problemas mesquinhos. Devemos descarregar as nossas tensões nervosas dentro da academia e durante os treinamentos. A confiança que o Kyokushinkaikan Karate nos dá, faz nos sentimos mais seguros, não abalando-se.

Outro fator deve-se ao fato que durante o treinamento, não devemos demonstrar aspectos agressivos e nem com índole de raiva. No combate (Kumite) devemos treinar forte e técnico, nunca com raiva da pessoa, pois este aspecto não faz parte do Kyokushinkaikan Karate. Durante o combate (Kumite) exige-se toda a amplitude técnica, física e espiritual, e nunca a raiva. As vezes acertamos um golpe forte, ou no rosto, mas nunca com raiva e sim por falha do próprio oponente que não cuidou de sua guarda. Ao final do combate, devemos esquecer a contenta, e a amizade e os bons costumes perdurarão. No Kyokushinkaikan Karate, não devemos levar e nem trazer problemas externos, e sim aliviá-los. Por isso o fator filosofia, deve antes de mais nada ser muito exigido durante o treinamento. O Kyokushinkaikan Karate nasceu do Zen-Budismo e isto torna-o uma disciplina complexa e gratificante para todos os praticantes.


6 – SER RIGOROSO CONSIGO MESMO.

Ao traçar o nosso objetivo, devemos ser rigoroso consigo mesmo para atingir tal meta. Devemos impor um castigo que você próprio deve estipular, e cada vez que falhemos em nossas obrigações, pagaremos algum tipo de castigo; somente assim é que você não desvirtuará do seu real caminho traçado. O professor por vez, também é muito rigoroso na parte disciplinar ou técnica com os alunos, não é porque o professor é exigente, e sim porque ele também está sendo rigoroso com os seus caminhos. Ele também tem uma determinação à cumprir, e muitas vezes ele consegue prever se o aluno tem futuro, e por isso cuida para que ele seja um ótimo atleta promissor.


7 – SER COMPREENSIVO COM SEUS SEMELHANTES.

Muitas vezes discutimos com os mais velhos, e as vezes analisando profundamente vemos que eles tem razão. Pela sabedoria oriental, devemos respeitar os mais velhos e pedir-lhe conselhos. Esta razão deve-se pelo fato dele ser mais vivido (passado por experiências e dificuldades) e pode dar-nos uma orientação. No Kyokushinkaikan Karate devemos não somente respeitar os mais velhos em idade como em graduação (Ordem das faixas).

Mesmo que um Faixa Preta seja novo na idade, ele terá muito mais experiências no campo do Kyokushinkaikan Karate do que um senhor de idade e começando no Karate. Mas a recíproca deve ser mútua, para que o treinamento torne-se harmonioso e respeitoso.

Devemos também respeitar os nossos companheiros de treinos, pois sem eles não seria possível desenvolvermos. Todo o treinamento para que ele seja realmente completo, temos que aplicá-lo em situações diversas, e em nosso companheiro. Por isso nunca menospreze um companheiro de treino, porque dependerá dele para treinar.


8 – SER FIEL À PÁTRIA.

Todo o praticante de Kyokushinkaikan Karate deve, pelo menos demonstrar o amor à sua terra natal que o acolheu e o fez torna-se como tal. Muitas pessoas não se orgulham de ser brasileiro e menosprezam sua terra natal.
Ao contrário de outros países, por mais árduos que ele seja, lutam pela sua terra natal defendendo de corpo e alma. Quando disputamos torneios internacionais e levamos o nome do Brasil nas costas, sentimos o peso da realidade e tornamos super herói na conquista de nossas metas. O Brasil por pior que seja as nossa condições, é o lar de seus familiares e de seus companheiros. O Brasil não é o culpado por tudo e sim os próprios brasileiros que não dão valor real para si, menosprezando-os.


Esses princípios norteiam a vida de um atleta, para que o homem não seja dominado pelo seu egoísmo, que seja generoso para com os fracos; que jamais use a agressão física; que seja respeitoso e afetuoso com os pais e irmãos; que dê tudo de si, velando e trabalhando pelo progresso, pela paz da Pátria e da Humanidade.

Para conseguir realizar essas recomendações, é preciso que saiba defender-se; quem não puder defender-se a si próprio, não poderá defender os outros; e quem não souber defender a si e aos outros, não poderá servir ao seu País e a Humanidade. Para isso é necessário que você seja sempre Humilde, como o arrozal engramado mantém os cachos baixos quando está maduro; mas não esqueça de manter a vigilância elevada; falar pouco e ter o coração aberto transbordando de amor e misericórdia. É importante ter uma visão ampla para poder ver sob todos os ângulos.

O homem fraco é um deficiente. Só um homem de boa saúde física e espiritual poderá ser forte o bastante para ser um bom líder, e um bom administrador. Dizem que o mérito de um homem pode ser maior que o Mundo.

Submit a Comment