DOJO KUN & DIVERSOS
DIVERSOS SOBRE O KARATE KYOKUSHINKAIKAN
-
O SIGNIFICADO DO OSU !
Osu significa paciência, respeito, admiração, humildade e apreciação. Para desenvolver um corpo e espírito forte é necessário submeter-se a um rigoroso treinamento do Karate Kyokushinkaikan. Isto é muito necessário, porque você precisa se esforçar até o seu ponto limite, não deixando desanimar-se. Quando você alcançar este ponto, você precisa lutar contra si próprio e você ter a mente forte e o corpo sadio para poder vencer. Para isso precisa ser perseverante, mas acima de tudo precisa aprender a ser paciente. Isto é OSU! A razão para você se submeter a um treinamento duro é porque você se importa com você mesmo, e para se importar com você mesmo você tem que se respeitar. Este auto respeito evolui e se expande para se tornar respeitado pelo seu Sensei e colegas. Quando você entra no dojô e diz “Osu”.
Isso significa que você respeita o Dojô (Local de treinamento) e o tempo que você gastará treinando ali. Este sentimento de respeito é OSU! Durante o treinamento você se esforça o máximo possível porque você respeita você mesmo. Quando você acaba, você se vira para seu Sensei e colegas e diz “Osu” mais uma vez. Você faz isso com apreciação. Esse sentimento de apreciação é OSU.
OSU é uma palavra muito importante no Karate Kyokushinkaikan porque ela significa paciência, respeito e apreciação. É por isso que nós sempre usamos a palavra OSU; para nos lembrar destas indispensáveis qualidades.
No Karate Kyokushinkaikan, praticamente não existe outra palavra a não ser OSU, pois se você quer seguir os verdadeiros caminhos do Kyokushinkaikan, tem que abdicar de muitas outras coisas. Uma das inúmeras disciplina que você irá aprender é a humildade, pois terá que sempre respeitar os seus superiores hierárquicos e tudo e a todos devem responder OSU. Caso comece a resmungar ou mesma a querer responder os seus superiores, ou até mesmo a questionar, então não está sendo coeso consigo mesmo e não está apto a tornar-se parte integrante da família Kyokushinkaikan.OSU é tudo dentro do Kyokushinkaikan Karate, é a sua porta de entrada, a sua filosofia de vida, a sua glória, o seu respeito, enfim é a sua vida em prol do desenvolvimento do Kyokushin Karate. OSU!
A Palavra OSU caracteriza corretamente a essência do que a arte Kyokushinkaikan tem a oferecer. A pessoa que é verdadeiramente capaz de manifestar o espírito do OSU em cada palavra, pensamento, ação, pode ser considerado como sábia e corajosa. O próprio treino inicialmente deve ser abordado no espírito do OSU. A nossa vida do dia-a-dia deveria ser vivida completamente no espírito do OSU. Não existiriam dúvidas, medos, nem preocupações na alma.O espírito japonês é um espírito de perseverança. Se um ocidental pára com facilidade quando as coisas se complicam, o japonês simplesmente tem consciência de que tem que insistir.
Quando sofremos dores durante o treinamento, isso não deveria ser um sinal para parar, mas sim ser encarado como uma oportunidade de amadurecer através da perseverança.
Tudo o que precisa é aquela determinação especial. Mesmo para quem tem falta de talento, mas tem determinação e vontade de continuar, a alma torna-se receptiva e o instrutor estará sempre a seu lado.
Não há lugar para o egoísmo no espírito de perseverança. Quando se encolhe de dor na maioria das vezes, é o ego que fica ferido, e não o corpo. A resistência do corpo é verdadeiramente espantosa. Histórias de resistências sobre-humana em tempo de necessidades são numerosas. Mas nós se permitirmos que o ego fique ferido, então o corpo ficará fragilizado rapidamente e para.
Ultrapassadas as fraquezas do seu coração, o oponente que está à nossa frente será insignificante.OSU NO SEISHIN – O ESPÍRITO DA PERSEVERANÇA
Uma das filosofias mais importantes do Karate Kyokushinkaikan, é a de sempre persistir. Se um homem pode persistir durante três anos, um praticante de Kyokushinkaikan facilmente aguentará dez anos.
Kyokushinkaikan é uma arte que oferece muito, de acordo com os objetivos a curto ou longo prazo. O praticante acaba por perceber que ultrapassar o que julgava ser o seu limite nas longas série de repetição das técnicas proporciona um espírito especial. Isto o ensina a encarar as exigências do dia-a-dia com uma atitude madura e paciente. Golpes de adversidade não abalam facilmente o Budoka, que se apercebe que para se aproximar do seu potencial máximo é preciso um espírito de perseverança e nunca desistir.O primeiro indício deste espírito, ocorre no novo praticante, quando ele decide libertar-se durante o treino e criar desafios em pequenas coisas, tais como: só mais uma flexão, só mais um salto, antes de desistir.
É neste humilde, mas vital início, que cresce o desejo de se desafiar a si próprio. Aprende-se a encarar o conjunto do Karate Kyokushinkaikan como um sério desafio e com que se pode aprender muito sobre a vida.
Um praticante desafia o Kata e esforça-se para compreender o espírito que o engloba. Um praticante enfrenta o seu oponente em Kumite (combate) e aprende que os pequenos hematomas são preocupações menores, em face de aceitar o desafio de si próprio . Em muitas Artes Marciais o Kumite tem pouco conceito de realidade, ou simplesmente não existe. Como é que se pode reagir em confiança numa situação para qual não fomos treinados? Poder ser muito educativo quando se dá um soco em alguém como se pensávamos ser um golpe final, e o oponente se mantém em pé com um sorriso no rosto? Como é que se pode realmente esperar lidar com êxito e maturidade com umas confrontação real sem o teste do verdadeiro Kumite?
Esta força de caráter desenvolve-se em treino árduo e é conhecido como OSU NO SEISHIN. A palavra OSU vem de OSHI SHINOBU, o que quer dizer “perseverar enquanto se é empurrado”. Isto implica disposição, de aguentar até o limite da resistência, de perseverar sob qualquer pressão. No seu mais profundo, a palavra torna-se ambígua, um apelo muito pessoal à alma de parar e lutar e assim ultrapassar as fragilidades da condição humana, que são tão comuns a todos nós.OSU, se escreve, com dois caracteres japoneses (Kanji) Oshi (押) e Shinobu (忍). O primeiro Kanji (Oshi – 押), que significa literalmente pressionar, simboliza o espírito combativo, a importância do esforço, de se testar e de afrontar todos os obstáculos, forçar o caminho e avançar com uma atitude positiva e imutável.
O segundo Kanji (Shinobu -忍), que significa sofrer, exprime a coragem e o espírito de perseverança; suportar as dores e resistir os momentos de opressão com paciência sem renunciar, guardando sempre a serenidade em sua atitude e conduta.
Portanto o OSU é o ao esforço máximo para que se atinja à uma solução, escolhendo um caminho e seguindo sem esmorecer.A palavra OSU, não pode e nem deve ser pronunciada levianamente. Por isso devemos pronunciá-la com atitude, postura, estado de espírito, respeito e harmonia interior, demonstrando toda a etiqueta marcial Kyokushinkaikan.
Portanto o OSU é o esforço máximo para que se atinja à uma solução, escolhendo um caminho e seguindo sem esmorecer.
A palavra OSU, não pode e nem deve ser pronunciada levianamente. Por isso devemos pronunciá-la com atitude, postura, estado de espírito, respeito e harmonia interior, demonstrando toda a etiqueta marcial Kyokushinkaikan.
Ao realizar o cumprimento OSU quando estiver de pé, você deve cruzar ambos os braços em frente ao seu rosto, flexionar ligeiramente a coluna, mantendo o olhar para frente. Ao descruzar os braços pronuncia-se a palavra OSU. Após descruzar os braços e pronunciar a palavra OSU retornar-se a posição ortostática, ou seja, ereta. -
JURAMENTO DA ACADEMIA KYOKUSHINKAIKAN – DOJÔ KUN
01 – TREINAREMOS FIRMEMENTE O NOSSO CORAÇÃO E O NOSSO CORPO PARA TERMOS UM ESPÍRITO INABALÁVEL.
02 – ALIMENTAREMOS A VERDADEIRA SIGNIFICAÇÃO DO KYOKUSHIN KARATE, PARA QUE NO DEVIDO TEMPO OS NOSSOS SENTIDOS POSSAM ATUAR MELHOR.
03 – COM VERDADEIRO VIGOR, PROCURAREMOS CULTIVAR O ESPÍRITO DE ABNEGAÇÃO.
04 – OBSERVAREMOS AS REGRAS DE CORTESIA, RESPEITO AOS NOSSOS SUPERIORES E ABSTERMOS DA VIOLÊNCIA.
05 – SEGUIREMOS O NOSSO “DEUS” E ETERNAS VERDADES, JAMAIS ESQUECEREMOS A VERDADEIRA VIRTUDE DA HUMILDADE.
06 – OLHAREMOS PARA O ALTO, PARA A SABEDORIA E PARA O PODER, NÃO PROCURANDO OUTROS DESEJOS.
07 – TODA A NOSSA VIDA, ATRAVÉS DA DISCIPLINA DO KYOKUSHIN KARATE, PROCURAREMOS PREENCHER A VERDADEIRA SIGNIFICAÇÃO DA FILOSOFIA DA VIDA.SIGNIFICADOS
01 – TREINAREMOS FIRMEMENTE O NOSSO CORAÇÃO E NOSSO CORPO PARA TERMOS UM ESPÍRITO INABALÁVEL.
Dedicamos o máximo de esforço para o aprimoramento das técnicas e disciplina do Kyokushinkaikan Karate, nos tornando forte tanto tecnicamente como espiritualmente. O Kyokushinkaikan Karate é uma arte marcial que nos objetiva a batalhas e a conquistar os nossos objetivos, galgando esforços para superá-los. A medida que nos graduamos e com mais conhecimentos da arte, devemos também empenhar-se no aprimoramento espiritual, pois todas as nossas técnicas são mortais. Dizia o Mestre Masutatsu Oyama, que foi considerado o homem mais forte do mundo, pelos seus feitios em combates e quebramentos, ultrapassando os recordes: “O homem mais forte do mundo também é o homem mais fraco”. Ele quis dizer que assim como ele era considerado o homem mais forte do mundo, ele também era o homem mais fraco, pois teria que ter um alto controle onde qualquer golpe que ele aplicasse em qualquer pessoa poderia matá-la. De acordo com os preceitos filosóficos do Kyokushinkaikan, aprende-se a lutar e também em muitos casos a não lutar, pois teria um efeito negativo da mesma se empregado de forma incorreta. Usar as técnicas e ensinamentos do Kyokushinkaikan para se defender, a sua família e a sua nação e é nessa hora que o homem necessita de força e capacidade espiritual se superação.02 – ALIMENTAREMOS A VERDADEIRA SIGNIFICAÇÃO DO KYOKUSHIN KARATE, PARA QUE NO DEVIDO TEMPO OS NOSSOS SENTIDOS POSSAM ATUAR MELHOR.
Buscarmos o conhecimento em prol de nosso desenvolvimento na arte marcial Kyokushinkaikan, buscando os valores corretos. É através dos ensinamentos corretos e da verdadeira direção de nossos treinamentos é que conseguiremos chegar a um estágio avançado em termos físicos, técnicos e espirituais. Os aspectos visão, audição e percepção são fundamentais para a tranquilidade de nosso espírito e paz interior, pois estaremos monitorando os passos de nossos inimigos. A filosofia Kyokushinkaikan nos fala que a grande arma é a nossa mente, pois é ela que nos faz dominar e vencer, como diz o ditado: Mente sã em corpo são.03 – COM VERDADEIRO VIGOR, PROCURAREMOS CULTIVAR O ESPÍRITO DE ABNEGAÇÃO.
Para aqueles que querem realmente progredir no sistema Kyokushinkaikan, tem que dedicar-se de corpo e alma nos treinamentos, e na busca desse caminho devemos abdicar de muitas coisas. Abdicar que dizer que você se importa consigo mesmo e com o seu objetivo à qual deseja chegar. Devemos abdicar daquilo que é nocivo para você, para a sua saúde física e mental. Muitos tem seus objetivos, porém não querem abdicar de certos hábitos, que o prejudicarão. Por exemplo: drogas, noitadas, bebidas, fumo, refrigerante, fast food, alimentos gordurosos, etc. Poucos são regrados a conquistar seus objetivos! Se você tem um objetivo, deve ter foco e conquistar. O que você planta hoje, terá o fruto amanhã.04 – OBSERVAREMOS AS REGRAS DE CORTESIA, RESPEITO AOS NOSSOS SUPERIORES E ABSTERMOS DA VIOLÊNCIA.
No Kyokushinkaikan Karate a disciplina e respeito é fundamental tanto para no transcorrer das aulas, como na nossa vida diária. Sem esta disciplina rígida não estaremos nos portando como um verdadeiro Karateca, pois isto é o que chamamos de Budô (Busca do caminho espiritual através da prática das artes marciais). Através dos conhecimentos passados por nossos superiores hierárquicos, pois eles possuem mais experiências e vivências do Kyokushinkaikan Karate, é que começaremos a conhecer e dominar a arte. Por isso a graduação segue-se: Kohai (alunos novos), Senpai (Alunos veteranos-faixa marrom e Instrutores Faixas Pretas 1º Dan, Sensei (professor), Shihan (Mestre) e Kancho (Grão Mestre) e Sosai (Mestre dos Mestres).
A violência é fruto daqueles que não possuem boa formação filosófica e mental, pois os ensinamentos do Kyokushinkaikan Karate nos ensina desafiar e vencer a si mesmo, tendo como objetivo final conhecer e dominar a si próprio.05 – SEGUIREMOS O NOSSO “DEUS” E ETERNAS VERDADES, JAMAIS ESQUECEREMOS A VERDADEIRA VIRTUDE DA HUMILDADE.
Cada pessoa tem um credo religioso, e cada religião nos ensina os verdadeiros caminhos da paz interior e vivência espiritual. Ela também nos ensina a sermos humildes, pois sem a humildade as pessoas tornar-se-ão arrogantes e pretensiosas. No Kyokushinkaikan Karate aquele que não é humilde, perde-se a sua essência e virtudes, pois todos começarão a menosprezá-lo. Muitas vezes a arrogância de certas pessoas só são modificadas através de duras penas, ou através de castigos ou através de austera disciplina. Em último caso é o castigo generalizado, ou seja, pela força bruta. Nela usamos a força bruta para impor o respeito e ver se conseguimos mudar a mentalidade de certas pessoas, que insistem em ser arrogantes e pretensiosos.06 – OLHAREMOS PARA O ALTO, PARA A SABEDORIA E PARA O PODER NÃO PROCURANDO OUTROS DESEJOS.
No Kyokushinkaikan Karate não treinamos somente a força bruta e sim a atitude mental. Nesta atitude mental além da meditação, filosofias, devemos também cultivar a sabedoria, pois é daí que emana todo o sistema Kyokushinkaikan. Com o passar do tempo, o nosso corpo vai ficando mais fraco, nossas atitudes também, mas a nossa sabedoria ao contrário, vai aumentando. Por isso quando somos jovens não entendemos as atitudes de nossos pais ou pessoas mais idosas, e com o passar dos tempos verificamos que aquela pessoa realmente tinha razão. A sabedoria vem através de informações, atitudes e experiências, tudo com o passar dos anos vai-se transformando em um modo de vida e é destas experiências e vivências que seus alunos precisarão para tomarem o verdadeiro caminho do Kyokushinkaikan Karate.07 – TODA A NOSSA VIDA ATRAVÉS DA DISCIPLINA DO KYOKUSHIN KARATE, PROCURAREMOS PREENCHER A VERDADEIRA SIGNIFICAÇÃO DA FILOSOFIA DA VIDA.
O Kyokushinkaikan Karate através de sua árdua disciplina técnica, física e espiritual nos dá a confiança que nos protege no dia a dia e faz com que desenvolvamos uma ótima atitude mental, com pensamentos e reflexos rápidos. Tudo isto são preceitos da boa saúde física e mental, por isso através do treinamento do Kyokushinkaikan Karate teremos um modo de vida mais saudável que cultivaremos pelo resto de nossas vidas.DOJO KUN KYOKUSHINKAIKAN – BRASIL
DOJO KUN KYOKUSHINKAIKAN EM JAPONÊS
-
DOGI KYOKUSHINKAIKAN
DOGI BRIM – R$ 250,00
DOGI LONA K-10 – R$ 360,00
DOGI – ZUBON
DOGI – UWAGI
COMO AMARRAR A SUA FAIXA PRETA KYOKUSHINKAIKAN
_________________________________________________________________
LIVRO KARATE KYOKUSHINKAIKAN – 500 páginas
Conteúdo: Histórico, Kihon Geiko, Kata, Idogeiko, Armas, Posturas, Pontos Vitais, tudo que você deveria saber para prestar o Exame de Faixa Preta Internacional
Livro Karate Kyokushinkaikan – Capítulos:
– Introdução
– Índice
– Agradecimentos
– Histórico do Karate
– O que é o Karate Kyokushinkaikan
– O que quer dizer o nome Kyokushinkaikan
– Histórico do Sosai Masutatsu Oyama
– O significado do Osu
– O espírito do OSU e o Juramento do Dojô
– O uniforme para treinamento “O DOGI”
– A Associação Nagata de Artes Marciais
– O Karate Kyokushinkaikan no Brasil
– Simbologia
– As armas do Karate
– Regras da Academia
– Kihon Geiko – Treino Básico
– Posição Sanchin Dachi
– Kihon Geiko – Seiken e Uraken
– Kihon Geiko – Defesas
– Kihon Geiko – Shuto
– Kihon Geiko – Chutes
– Posturas do Karate
– Idogeiko – Ataques com os braços
– Idogeiko – Defesas
– Idogeiko – Chutes
– Tipos de deslocamento em Idogeiko
– Terminologias usadas no Kyokushinkaikan
– 10 palavras importantes para os japoneses
– Juramento da Academia e seus significados
– Graduações e Exames de Faixa
– A faixa e seus significados
– O que é o Kata
– Kata – Taikyoku Ichi
– Kata – Taikyoku San
– Kata – Sokugi Ichi
– Kata – Sokugi Ni
– Kata – Sokugi San
– Kata – Sokugi Yon
– Kata – Pinan Ichi
– Kata – Pinan Ni
– Kata – Pinan San
– Kata – Pinan Yon
– Kata – Pinan Go
– Kata – Yantsu
– Kata – Sanchin
– Kata – Gekisai Dai
– Kata – Gekisai Sho
– Kata – Tsuki no Kata
– Kata – Tensho
– Kata – Saifa
– Kata – Seipai
– A arte de respirar bem
– O que é o Karate de Contato
– Regras para o julgamento do combate – Kumite
– Gestos do Juiz e Árbitro
– Os pontos vitais do corpo humano
– Kiai
– Filosofias
– Meditando
– Pronto socorrismo
– Sobre o autor
– FotosEscrito pelo Shihan José Koei Nagata, com 500 páginas contendo toda a programação das faixas, da branca à preta – R$ 150,00 + Despacho via Correios R$ 40,00
Entrega no Estado de São Paulo via SEDEX e para outros estados via PAC, através do CORREIOS.
Informações: nagatajk@gmail.com
_________________________________________________________________
BORDADO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KYOKUSHINKAIKAN E DA INTERNATIONAL KARATE ORGANIZATION KYOKUSHINKAIKAN
R$ 20,00 CADA
_________________________________________________________________
BORDADO KANJI E BORDADO KYOKUSHINKAIKAN
R$ 20,00 R$ 30,00
_________________________________________________________________
BORDADO PARA TERNO E GRAVATA KYOKUSHINKAIKAN
R$ 25,00 R$ 30,00
_________________________________________________________________
FAIXA KYOKUSHINKAIKAN – BORDADA
FAIXA LARANJA – R$ 60,00
FAIXA AZUL – R$ 60,00
FAIXA AMARELA – R$ 60,00
FAIXA VERDE – R$ 60,00
FAIXA MARROM 2º KYU – R$ 60,00
FAIXA MARROM 1º KYU – R$ 60,00
FAIXA PRETA BORDADA COM NOME E DAN – R$ 250,00
_________________________________________________________________
VÍDEOS DE KYOKUSHINKAIKAN + OUTROS ESTILOS
NO TELEGRAN + 160 vídeos
Acesso ilimitado e por tempo indeterminado
R$ 50,00 (PAGOS UMA ÚNICA VEZ)
_________________________________________________________________
VÍDEOS DE K – 1 ANTIGOS + OUTROS EVENTOS
NO TELEGRAN + 100 vídeos
Acesso ilimitado e por tempo indeterminado
R$ 50,00 (PAGOS UMA ÚNICA VEZ)
_________________________________________________________________
SHORTS KYOKUSHINKAIKAN
R$ 90,00 CADA + CORREIOS R$ 40,OO
_________________________________________________________________
CAMISETAS KARATE KYOKUSHINKAIKAN = R$ 50,00 + Correios
_________________________________________________________________
CANELEIRA KYOKUSHINKAIKAN – R$ 160,00 + Correios
-
FILOSOFIAS E PENSAMENTOS KYOKUSHINKAIKAN
PENSAMENTO 1 – ALUNO X DISCÍPULO
PENSAMENTO 2 – GAMBATE KUDASAI
-
TAIKO – O TAMBOR JAPONÊS
O taikô é um instrumento de percussão, cuja superfície é confeccionada com pele de animal. É tocada com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.
Foram encontrados bonecos “haniwa” do século V, feitos em terracota que carregam no ventre um tambor. Pinturas do início do século XII já retratam o chodaikô, do tipo gongo, e o tandôdaiko, com o corpo mais achatado. Todos os registros comprovam que o taiko está presente na história da música japonesa há quase 1.500 anos. O taiko é utilizado quase sempre em festividades xintoístas, mas eventos budistas também empregam o taiko.O tipo de taikô mais utilizado em apresentações no Brasil é o Chodôdaiko. São taikos feitos com tronco de madeira cavada. Geralmente medem 45 a 60 cm de diâmetro, mas podem chegam a 1,50m. Com a escassez crescente de madeiras nobres, os preços de um taiko ficaram muito elevados. Um grande chodôdaiko pode valer tanto quanto um Rolls Royce, e mesmo um de tamanho pequeno pode custar o preço de um veículo popular.
Nos últimos tempos os corpos do taiko são confeccionados com uma resina de uretano, com custo mais reduzido.O maior taiko é o Okedaiko, que utiliza a pele bovina, tem forma de tonel e é amarrado com barbante. Pode ter mais de três metros de diâmetro e pesar mais de uma tonelada. O okedaiko pode ser executado por até dez pessoas, utilizando-se de baquetas.
USO DO TAIKO NA GUERRA
No Japão feudal, taikos eram frequentemente usados para motivar as tropas, para ajudar a marcar o passo na marcha e para anunciar comandos e anúncios marciais. Ao se aproximar ou entrar no campo de batalha o taiko yaku (tocados de tambor) era responsável por determinar o passo da marcha, usualmente com seis passos por batida do tambor (batida-2-3-4-5-6, batida-2-3-4-5-6).
De acordo com uma das crônicas históricas (o Gunji Yoshu), nove conjuntos de cinco batidas serviam para levar um batalhão à batalha, enquanto nove conjuntos de três batidas aceleradas três ou quatro vezes e seguidas pelos gritos “Ei! Ei! O! Ei! Ei! O!” era a chamada para avançar e perseguir o inimigo.Taiko significa tambor na língua japonesa. É um instrumento que expressa sentimentos de alegria, ira, tristeza, prazer, dando-se a sensação de deslocar os nossos espíritos até os antepassados.
A origem do Taiko data-se da Era Joumon e Yagoi há dois mil anos e eram utilizados como meio de comunicação entre as pessoas que estavam em locais diferentes. Era também utilizado em festividades religiosas e sociais, um valioso instrumento de comunicação com a alma dos antepassados e com os Deuses.O uso militar do Taiko nas guerras, o “judaikô” servia para animar os soldados, levantando a sua moral, marcando o ritmo das marchas. Sendo importante para minar o ânimo dos soldados inimigos dando sensação de que pelos atacantes eram muitos mais numerosos pelo barulho que faziam a noite toda não deixando ninguém dormir por dias e dias.
Até nos dias atuais ainda existem vilas no Japão onde as horas são anunciadas pelo Taiko, mantendo a tradição milenar em vez de anunciar as horas por sirene ou sino.O Taiko é uma cultura que tem por objetivo a manutenção da tradição, seus valores culturais e morais.
Fala-se em alma do Taiko (entenda-se, cultura do Taiko cuja finalidade constitui-se na confirmação da nossa vitalidade e do grito com os companheiros estimulando-se mutuamente para um viver melhor socialmente).
Assim, aos praticantes do Taiko a sua conduta disciplinar, social e moral são fatores fundamentais para ser companheiro e apoio aos parceiros com reciprocidade.O instrumento Taiko vem sofrendo muitas mudanças após a Segunda Guerra Mundial, precisamente em 1951, por influência do Prof. Daihati Oguti que introduziu o toque coletivo ao Taiko dando sistema múltiplo, possibilitando o seu uso em concertos, inovando o mundo musical.
A vibração do Taiko som transmite a sensação de dinamismo aos praticantes e aos ouvintes, faz as pessoas se sentirem bem, sendo revigorados.Os percursionistas do Taiko deve ter como fundamento o lema:
– desenvolver um corpo vigoroso, sadio, a coragem, a determinação e o espírito inabalável;
– implantar o sentimento que preza o respeito ao próximo e a filosofia de humildade e eficácia;
– adquirir o respeito aos mais velhos, cooperação mútua, amizade, responsabilidade, união e cultivar o caráter e a dignidade;
– aprender a arte milenar japonesa do Taiko e herdar o valor deste folclore, cultivá-lo, preservá-lo e propagá-lo.Os praticantes do Taiko devem tocar com o corpo e alma, não basta simplesmente ficar batendo no instrumento para simplesmente fazer barulho, isso qualquer um faz, não precisa estudar e nem ser disciplinado, mas deverá tocar a alma das pessoas que ouvem a sonoridade. Taiko é uma arte, pratica-se música e condicionamento física, possibilitando o prazer, a serenidade, alegria com concentração.
Finalizando, esta é uma explanação muito sucinta, sobre o Taiko que se for filosofar sobre esta arte milenar ficaríamos várias noite discutindo.
Assim, prezados praticantes do Taiko, boa sorte e façam Bastos se orgulharem de vocês, pois representam a nossa cidade em vários eventos da região, temos a convicção de que se sairão muito bem e com louvor.TAIKO NO KYOKUSHINKAIKAN
O uso do Taiko é usado nos cerimoniais de início e final das aulas de Karate Kyokushinkaikan. Também é usado no início e final de Torneios, assim como no início e final de grandes eventos como reunião, assembleias, Hyakunin Kumite, entre outros eventos.
O Toque do Taiko tem toques diferenciados para o início e o término das celebrações.O início é marcado com 04 toques, pausa, seguidos novamente de 04 toques, pausa, seguidos novamente de 04 toques. Após uma breve pausa são 06 toques, pausa, seguidos novamente com 06 toques, pausa e seguidos com o toque ritmado acelerado até o golpe final depois de uma breve pausa.
O final é marcado com 03 toques, pausa, seguidos novamente de 03 toques, pausa, seguidos novamente de 03 toques. Após uma breve pausa são 07 toques, pausa, seguidos novamente com 07 toques, pausa e seguidos com o toque ritmado acelerado até o golpe final depois de uma breve pausa.
Usamos o toque do Taiko para o início e final dos combates Kumite em Torneios.
Podemos usar o Taiko também como forma de contagem nos Katas, sendo ótimo meio de marcação.
O Taiko traz ao Dojô Kyokushinkaikan uma conotação transcendental de tradição e cultiva os ideais deixados pelo legado do Sosai Masutatsu Oyama.KODO 2015
-
MOTIVACIONAL – KYOKUSHINKAIKAN KARATE
Combinação Seiza – Jodan Uke, Gyaku Zuki, Mae Geri
Karate de Combate Kyokushinkaikan 1
Karate de Combate Kyokushinkaikan 2
Combinação Técnicas: Seiken Chudan Zuki, Uraken Ganmen Uchi, Tetsui Uchi Uchi.
Flexão de Braço e Tsuki – Ken Date – Tsuki
Kumite Dachi Oi – Gyaku Zuki – Kosa – Gyaku Zuki
Shuto Mawashi Kake Uke – Shotei – Ibuki
Kumite Dachi – Uchi e Soto Sune Uke