O KYOKUSHINKAIKAN KARATE NO BRASIL
Em meados de Abril de 1999, José Koei Nagata, visitando sites na Internet, verificou que no Japão, após a morte do Mestre Masutatsu Oyama, criaram-se outros grupos que também se denominavam de Kyokushin. Mestre Masutatsu Oyama em seu testamento havia deixado como o seu sucessor: Akiyoshi Matsui (Faixa preta 5º Dan, Campeão Mundial 1987 e superou o teste das 100 lutas consecutivas – Hyakunin Kumite). Porém haviam mestres mais graduados que o próprio Matsui e muitos discordaram deste Testamento. A família do Mestre Masutatsu Oyama (Sra. Chiyako Oyama e sua Filha, também contestaram a este testamento), brigando na justiça por seus direitos. Então grupos diferentes se organizaram, mas todos levam o nome Kyokushin e usam os símbolos também.
Denominou-se assim: IKO-Matsui (Abreviatura de International Karate Organization) é liderado pelo Kancho Akiyoshi Matsui, a IKO-Matsushima é liderado pelo Kancho Yoshikazu Matsushima, a Union Kyokushin Karate é comandada pelo Shihan Shichinohe, a Shinkyokushin é comandada pelo Shihan Midori Kenji, a Syogakukai Kyokushinkan é comandada pelo Shihan Royama, e muitas outras ramificações / organizações.
Em 2002 criei o Kickboxing Kyokushinkaikan, Muay Thai Kyokushinkaikan e o Kobudô Kyokushinkaikan. Como já tinha um trabalho realizado com o Kickboxing e Kobudô “Nagata Ryu”, somente fiz as modificações para que ele adequasse ao contexto geral.Agora a entidade denomina-se: Confederação Brasileira de Kyokushinkaikan Karate & Kickboxing, sendo legalmente estabelecida e credenciada.As lutas de Kickboxing seguem as regras do Thai Boxing, ou seja, Boxe Tailandês, não sendo válido o uso de cotoveladas. O resultado começa a aparecer com implantação de filiais em todo o Brasil e convite para Cursos, Campeonatos, Simpósios, etc.
Matsui |
Matsushima |
Shichinohe |
Midori |
Royama |
Entrei em contato com a IKO-Matsushima, através do Shihan John Taylor (Austrália), comecei a contatar e a mandar currículo, fotos e vídeos de meu trabalho no Brasil. Eles ficaram interessados em expandir a IKO-Matsushima no Brasil. De antemão fiquei temeroso pois sabia que a IKO-Matsui no Brasil de qualquer forma tentaria impedir o meu trabalho, mas fui me respaldando, conhecendo às leis brasileiras, legalmente oficializando, superando as barreiras e amparando de todas as formas legais. Devagar fui acostumando com a idéia de voltar a usar o nome Kyokushin, mas sabia que teria muito trabalho, pois tinha que tirar todas as adaptações que fiz ao estilo “Nagata Ryu”, e deixar de lado todo o carinho e conquistas que fiz em prol deste estilo no Brasil e na América do Sul. Mas o nome Kyokushin falou mais alto, meu espírito e ideal em prol do Karate elevou-se, enfim decidi que este seria o meu caminho e destino nesta vida.
Ao final do ano de 1999, homologuei a Confederação Brasileira de Kyokushinkaikan Karate, que é a entidade máxima no País, cabendo a esta entidade expedir diplomas e certificados nacionais do estilo. Com a criação desta entidade devidamente registrada, de fato e de direito, marca definitivamente a implantação da IKO-Matsushima no Brasil.
Após a devida regulamentação da IKO-Matsushima no Brasil, comecei a divulgar em pequenos grupos a minha incumbência de difundir esta entidade. Muitos professores interessaram-se em voltar a treinar o Kyokushinkaikan, mas estavam defasados tecnicamente.
Então elaborei aulas especiais, para que todos que quisessem integrar ao Kyokushinkaikan deveriam estar atualizado na parte técnica. As pessoas interessadas em ingressar no estilo, terão que passar por uma avaliação final, se aprovado estará apto a seguir a filosofia, ensinamentos e técnicas do estilo Kyokushinkaikan. Os líderes de estados serão escolhidos entre os professores formados, incumbindo-os de dinamizar e desenvolver em suas cidades, regiões ou estados. Por enquanto ainda estou plantando as primeiras sementes, e num futuro bem próximo, já estarei colhendo os frutos.
Tem que analisar que, quando um professor graduado de Kyokushin passava para outra organização levava-se o seu rebanho inteiro, então já tinha estrutura formada. Ao passo que eu não tive esta estrutura e sempre percorri o circuito alternativo é até criamos Campeonatos e Torneios independentes. Sempre estava informado o que se passava no Brasil e no mundo do Kyokushin e sempre estava na liderança de certas entidades administrativas de Karate (responsável pelo departamento de Karate de Contato). Reuníamos em Campeonatos diversos grupos independentes, ora que já passaram pelo Kyokushin e grupos totalmente diferentes que tentavam imitar o Kyokushin.
Então tive que embutir as ideias nestas pessoas e devagar mostrando o meu trabalho para que as pessoas começarem a acreditar no meu potencial e da organização.
Professores de todos os Países, me dão força para que eu cresça no Brasil, e laços de amizades formam-se a cada dia. Isto é o verdadeiro Budô Kyokushin, ou seja, a amizade fraternal entre os praticantes em prol de um único objetivo: ajuda mútua para o crescimento e desenvolvimento do Kyokushin no mundo, contribuindo para Paz Universal entre os povos.
Em 2002 criei o Kickboxing Kyokushinkaikan, Muay Thai Kyokushinkaikan e o Kobudô Kyokushinkaikan. Como já tinha um trabalho realizado com o Kickboxing e Kobudô “Nagata Ryu”, somente fiz as modificações para que ele adequasse ao contexto geral.
Agora a entidade denomina-se: Confederação Brasileira de Kyokushinkaikan Karate & Kickboxing, sendo legalmente estabelecida e credenciada.
As lutas de Kickboxing seguem as regras do Thai Boxing, ou seja, Boxe Tailandês, não sendo válido o uso de cotoveladas. O resultado começa a aparecer com implantação de filiais em todo o Brasil e convite para Cursos, Campeonatos, Simpósios, etc.
O Muay Thai & Kickboxing Kyokushinkaikan expande-se no Brasil inteiro, com filiais em diversos estados. Com o crescimento da modalidade, criamos o Torneio Incentivo, Circuito Fight, Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro e o New Talents Fight com a parceria da Associação e Revista Combat Sport.
Agora os campeões tem destaque especial nos eventos, participando do card principal e tendo um retorno na Revista Combat Sport (uma das mais conceituadas no Brasil ).
Em 2010 o estatuto da entidade foi modificado, sendo agora denominada: CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KYOKUSHINKAIKAN KARATE, THAI-KICKBOXING & MIXED MARTIAL ARTS – CBKKTMMA.
Englobando agora o Mixed Martial Arts, começa a divulgar e realizar eventos, inclusive sendo a primeira entidade a homologar ante ao Ministério dos Esportes.
Agora com a criação do Circuito de Mixed Martial Arts, os nossos atletas tem a chance de iniciar uma carreira profissional. O intúito é colocar o atleta em eventos maiores, divulgando não somente o atleta assim como a equipe que treina e a Kyokushinkaikan.
Passamos a contar com o departamento de lutas de contato profissional, dando ênfase aos nossos atletas federados e graduados.
A Kyokushinkaikan mantém contatos para levar atletas a disputar eventos maiores assim como os seus próprios, sendo o Campeonato Brasileiro válido com a premiação de cinturões e bolsa em dinheiro. Assim todas as modalidades da Kyokushinkaikan: Karate, Muay Thai, Kickboxing e M.M.A. agora recebem bolsa em dinheiro em eventos especiais.
A Confederação Brasileira de Kyokushinkaikan Karate, Thai-Kickboxing & Mixed Martial Arts, também é solicitada à dar suporte técnico à vários eventos, levando sua equipe de arbitragem & staff, contribuindo para a realização de alto nível organizacional.
Muitos empresários querem investir no esporte, mas não sabem como realizar o mesmo. Através de nossa acessória, montamos o card, cuidamos da parte operacional do evento, levando árbitros, equipe de staff, marcadores, sineta, etc.
Já demos suporte ao Batalha dos Feras e ao Recife FC.
Submit a Comment