DISSIDÊNCIAS MUNDIAIS DO KYOKUSHIN - OS ALUNOS DE MASUTASU OYAMA
Masutatsu Oyama teve um certo número de alunos que, por razões diversas, separaram-se da corrente Kyokushinkaikan para fundar suas próprias organizações. Entre eles: Ashihara Hideyuki (fundador do New International Karate Ashihara-Kaikan), Azuma Takashi (fundador do Karate-Dô Daido-Juku), Kurosaki Kenji (pioneiro do Kick Boxing japonês), Ninomiya Joko (fundador do Karate Enshin-kai), Oyama Shigeru (fundador do World Oyama Karate Organization), Sato Katsuaki (Campeão do 1º Campeonato Mundial Kyokushinkai em 1975 e fundador do Karate Sato-Juku), Nakamura Tadashi (um dos raros homens a ter efetuado a prova dos cem combates, fundador do World Karate Seido-Juku), Soeno Yoshiji (fundador do World Karate Association – The Shidokan), Kazuyoshi Ishii (fundador da World Seidokaikan Karate Organization e criador do evento de maior popularidade no Japão atualmente K-1). Na Europa, Steve Arneil (Inglaterra, o primeiro estrangeiro a conseguir êxito na prova dos cem combates – fundador da International Kyokushin Karate Federation), Jhon Bluming (pioneiro do Kyokushinkai na Holanda e o primeiro 6º Dan estrangeiro concedido por Oyama – fundador do Kyokushin Budokai), Jan Kallenbach (atualmente responsável pelo Taikiken na Holanda) e Alain Setrouk (pioneiro do Kyokushinkai na França, fundador do Kyokushin-Boxing). No Brasil assim como no resto do mundo tivemos alguns alunos diretos de Masutatsu Oyama, que fundaram suas próprias organizações: Eisho Nakaza (fundador do estilo Nakaza Juku), e outros que foram discípulos de Seiji Isobe (Branch Chief of Brazil): Eduardo Hatakeyama (fundador do estilo Kyoei Kan), Ko jem Nagata (fundador do estilo Nagata Ryu), Ademir da Costa (fundador da Organização Internacional de Karate de Combate Seiwakai), e muitos outros.
No Japão após a morte de Sosai Oyama, grupos dividiram-se e fundaram as suas próprias organizações. O Campeão mundial Yamaki Kenji fundou o estilo Yamaki Ryu de Karate, Akira Kurosawa (Campeão Japonês) fundou seu próprio dojô de Karate e Kickboxing, Hajime Kazumi (Campeão Japonês) fundou o Kazumi Dojô – onde ministra aulas de Karate e Kickboxing, Nicolas Petas fundou o Samurai Spirit Gym – onde ministra aulas de Karate e Kickboxing, Katsuo Royamafundou o Kyokushinkan Karate, Shichinohe e Daigo Isshi fundaram a Union Kyokushin Karate, Kancho Yoshikazu Matsushima funda a International Karate Organization Kyokushinkaikan – IKO-Matsushima, Midori Kenji fundou a Shinkyokushin Karate, Yukio Nishida fundou o Seibukai Karate, Kobayashi Makoto funda o Garyu Karate, enfim haverá ainda muitos dissidentes do original KYOKUSHIN KARATE!
Atualmente no Japão existe diversas ramificações que usam a logomarca e símbolo Kyokushin. Na justiça Japonesa tramitam ações para verificar qual grupo tem direito ao uso da logomarca, levantando muitas discussões sobre o assunto. Mas não somente no Japão como no resto do mundo há tramites na justiça, pois cada grupo briga entre si pelo uso das logomarcas. Isso tende a quebrar a tradição do Kyokushin e os próprios grupo de Kyokushin tendem a abrir espaço para outros atletas de outras organizações participarem de torneios, pois se reduziu o número de filiados. Enfim o Kyokushin ainda abre fronteiras, dando oportunidade de todos conhecerem e praticarem este estilo de Karate. O Kyokushin nunca será o mesmo, como nos moldes do Mestre Masutatsu Oyama, o Karate Forte, dinâmico, competitivo, pois antes tínhamos um único campeão mundial, o hoje temos vários campeões de diferentes ramificações.
Mas enfim o Kyokushin sempre será o Kyokushin, em qualquer organização e em qualquer País, pois o alicerce desta arte marcial está dentro do coração daqueles que treinaram e aprenderam a essência transmitida diretamente do Mestre Masutatsu Oyama. E essa essência é repassada aos filiados das organizações, assim perpetuando os ideais do Mestre Masutatsu Oyama em todo praticante desta magnífica arte marcial.
PRINCIPAIS ESTILOS DE KARATE |
Submit a Comment