Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| December 24, 2024

Scroll to top

Top

No Comments

DIFERENÇAS ENTRE AS FACÇÕES

Era comum no Kyokushinkaikan, quando um dos Shihans conceituado saía da Organização (International Karate Organization Kyokushinkaikan), fazer mudanças no estilo para diferenciar.

Esta mudança fazia parte da estratégia em dizer que o Shihan que saiu estava defasado tecnicamente e não acompanhou a evolução do estilo. Podemos ver isto mais acentuado nos diferentes estilos que se criaram a partir da saída do estilo Kyokushinkaikan. Cada um repassou aquilo que havia aprendido até o presente momento e por isso podemos ver nas mesmas técnicas e “Katas” com diferentes formas de executa-los, mudando poucos detalhes.

Alguns também adaptaram nomes diferentes e bases para diferenciar o novo estilo, outros não mudaram em nada, mas com o passar do tempo fizeram evoluções e colocaram elementos próprios, característicos de cada pensamento e de cada criador.

Cada grupo, dividiu-se em antes e após a morte de Sosai Masutatsu Oyama. Em todos os grupos há profundas modificações técnicas, e hoje podemos notar que cada grupo mudou radicalmente o método implantado por Sosai Masutatsu Oyama.

Mas ao redor do mundo, em todas as organizações de países membros, houve modificações por parte dos filiados, como estratégia de marketing para propagação do nome Kyokushinkaikan. Então há variação de professores para professores e de País para País. Alguns incorporaram outros elementos substanciais à arte criado pelo Sosai Masutatsu Oyama, ou seja, professores de outros estilos de Karate / outras artes marciais, treinaram o Kyokushinkaikan, mas quando abriram seu próprio dojô, incorporaram alguns treinamentos e técnicas para aperfeiçoar o Kyokushinkaikan à sua maneira. Ninguém segue 100% os ditames da Matriz Mundial.

Mesmo no próprio Japão, houve modificações consideradas também. Em alguns Dojôs também se treina Kobudô, Kickboxing, Submission e Tai Ki Ken.

O Kyokushinkaikan é uma grande arte marcial, voltada à luta em pé (trocação – golpes traumáticos), mas hoje o contexto atual de Real Fighting ou Mixed Martial Arts, faz com que muitos incluam outras artes marciais, para tornar o Kyokushinkaikan mais forte ainda. Para muitos isso não é BUDÔ. Mas se pensarmos que o Kyokushinkaikan é o Karate mais forte do mundo, indestrutível, estará muito enganado consigo mesmo! Em sua disciplina sem sombra de dúvida é o melhor de todos.

Aqui no Brasil a International Karate Organization Kyokushinkaikan, afiliado ao grupo do Kancho Matsushima (IKO – Matsushima) com o seu Branch Chief José Koei Nagata conta com as denominações e trabalha com as seguintes modalidades desportivas-marciais: Karate Kyokushinkaikan, Karate de Combate Kyokushinkaikan, Thai-Kickboxing Kyokushinkaikan, Kobudô Kyokushinkaikan e Mixed Martial Arts Kyokushinkaikan.

A IKO-Matsushima Brasil trabalha democraticamente, onde em reuniões há a participação de atletas, de professores e de dirigentes para melhor resolução dos problemas. Há uma exposição de assuntos e os melhores meios para as soluções, isto faz com que os filiados tenham poder de voto e de participação ante as diretrizes que envolvem o Kyokushinkaikan.

Submit a Comment